01 julho 2019

CROCA

CROCA



Hoje vou falar da freguesia de Croca, que dista 4 km da cidade de Penafiel, e confronta pelo nascente com a freguesia de S. Martinho, pelo poente com a de Bustelo, a norte com Meinedo (concelho de Lousada) e a sul com Santa Marta de Vila Boa de Quires (concelho do Marco de Canaveses), e tem como seu padroeiro S. Pedro.

Não se sabendo ao certo a origem deste nome “Croca”, várias são as hipóteses avançadas pelo estudioso da nossa terra, Abílio Miranda.



Segundo ele, tal nome constitui o anagrama de Corça, animal divinizado do qual alguns generais romanos se faziam acompanhar para favorecerem a acção das suas legiões.

Homem com capa de colmo



Também avança com o termo coroça ou croça que significam palhota e capa de colmo contra a chuva e, também, báculo ou bastão episcopal com a extremidade superior curva.



Do francês croc que significa pau de charrua ou jogo dianteiro do arado.



Crocal do latim crocu deu-nos pedra preciosa da cor da cereja.



Croce, é a designação de uma erva que mata aranhas.



O açafrão, cujo nome científico é Crocus, lembra-nos Cróceo que quer dizer da cor do açafrão, amarelo dourado, sendo croceína o nome genérico de uma série de corantes.



Crocus, planta que minuciosamente era tratada talvez já com alguns fins medicinais ou somente odoríferos dos manjares dos grandes dias de festas ou do dia de domingo.





Crocus, esta palavra foi-se naturalmente corrompendo, dando origem a Croca, nome da freguesia.




Ainda hoje há quem faça plantação desta planta na freguesia de Croca, que floresce entre Outubro e Novembro.




A planta é cortada durante a floração perfeita da mesma, pois se a não cortar nessa altura, ela passado pouco tempo começa a secar perdendo as suas propriedades.




Depois é posta a secar e de seguida transformada em pó, com o friccionar das folhas secas com as mãos.





Para diferenciar o açafrão que é vendido no comércio local, as pessoas batizaram este tipo de açafrão “caseiro” de Açafroa, utilizado para uso próprio, já que o mesmo não é comercializado.





As fotos que ilustram este texto, foram tiradas no ano de 2018, numa plantação de Crocus, no lugar de Pala desta freguesia de Croca.



Em jeito de curiosidade, talvez muitos penafidelenses não saibam que em Croca, nasce o maior rio no concelho de Penafiel, o Cavalum e aproveitando a sua correnteza, no lugar de Pala, junto à ponte, havia em tempos que já lá vão, uma serração hidráulica.

 


Em 1870 no lugar da Lapa desta freguesia de Croca, nasceu a 4 de Fevereiro, o grande benemérito Zeferino de Oliveira, que entre outras coisas mandou construir a Escola Primária desta Freguesia de Croca e restaurar a Capela de S. João em Pedrantil. 


Na toponímica da freguesia de Croca, Zeferino de Oliveira tem o seu nome ligado a uma grande avenida, que atravessa a freguesia de Croca de lés a lés.

Também no passado domingo, dia 30 de Junho de 2019, foi inaugurado o aumento do Cemitério Paroquial de Croca pelo Sr. Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, e pelo Presidente da Junta da Freguesia de Croca, Sr. Jorge Mota, sendo o mesmo benzido pelo pároco da freguesia de Croca, Agostinho da Mota. 

Se a poetisa Natália Correia, no último verso do poema "A Defesa do Poeta", escrevia "a poesia também se come", espero que os leitores deste texto, especialmente os de Croca, quando comerem arroz de forno, feito com açafrão ou açafroa se lembrem de Croca, pois pelos vistos, estas coisas andam todas interligadas. 

- Quem havia de dizer?

Fernando Oliveira - Furriel de Junho