14 março 2019

O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

NA IGREJA DAS FREIRAS



No dia 20 de Junho de 1881, foi distribuído na cidade de Penafiel e publicado nos jornais da terra, um panfleto, com o seguinte teor:

Festividade do Sagrado Coração de Jesus

Os abaixo assinados, tendo resolvido inaugurar nesta cidade na igreja da arquiconfraria do Santíssimo Coração de Maria, o culto de uma nova imagem do Sagrado Coração de Jesus com grande solenidade no dia 24 de Junho de 1881, em que haverá bênção solene da Imagem e em seguida missa solene com o Santíssimo Sacramento exposto, e de tarde Te-Deum e procissão, tendo havido nos três dias anteriores um Triudo de orações, preces e cânticos, a desejando dar a este acto o maior esplendor, pedem e rogam a todos os habitantes desta cidade para iluminarem as suas casas na noite do referido dia 24, em que a frontaria da referida igreja estará também iluminada.

Penafiel, 20 de Junho de 1881

Padre António Ferreira de Souza
Padre António Luíz de Magalhães
Miguel de Souza Vinhós 

 

Os directores da devota associação da Guarda de Honra ao Sagrado Coração de Jesus, canonicamente estabelecida na Igreja do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição, vulgarmente chamada de Igreja das Freiras, para excitar e estender mais entre os fieis, a devoção e o culto ao mesmo Coração de Jesus, mandaram esculturar na cidade de Braga uma imagem para expor à veneração pública, e resolveram fazê-la benzer solenemente e dedicar-lhe uma soleníssima festividade no dia 24 de Junho de 1881, procedida de um Triduo e seguida de Te-Deum e de uma procissão, com a referida Sagrada Imagem pelas ruas da cidade, fazendo nesse dia uma consagração pública e solene da cidade ao Sagrado Coração de Jesus. 

 

Tem-se trabalhado há vários dias no adorno interno e externo da Igreja. Os negociantes da Rua Formosa (hoje Av. Egas Moniz e Av. Sacadura Cabral), vizinhos da igreja, encarregaram-se do adorno externo e da iluminação da fachada e torre da Igreja, e foram incansáveis para que tudo corresponda à grande solenidade.


Começou na terça-feira o Triudo com o Santíssimo Sacramento exposto, que se iniciava ás 16 horas, havendo sempre sermão pelo reverendo Bernardino de Mendonça, de Romariz. É de realçar, que a afluência de fiéis ao templo durante estes três dias, foi sempre muito elevada. 

 

Na sexta-feira dia 24, as cerimónias religiosas foram presididas pelo cónego da Sé do Porto Alves Mendes, que foi orador tanto da parte de manhã como de tarde.

O padre de seu nome completo, António Alves Mendes da Silva Ribeiro, era um pregador sobejamente conhecido pela elevação dos seus discursos e fascinação do seu estilo. A sua fama de orador sagrado firmou-se principalmente desde que, em Lisboa pronunciou a oração fúnebre de Alexandre Herculano, por ocasião da transladação dos restos mortais do grande historiador para os Jerónimos. Uma das suas orações mais notáveis foi pronunciada no Mosteiro da Batalha, quando para ali se fez a transladação dos restos mortais do príncipe de Avis.
Como escritor e orador sagrado, Alves Mendes foi um burilador de frases e um joalheiro de linguagem.

Efectivamente, ás 11 horas do dia 24, teve lugar a bênção solene da imagem, seguindo-se a exposição do Santíssimo Sacramento e missa cantada, e acompanhada pela capela do Sr. Albano de Vila Boa de Quires, e que tomou parte, como cantora sua sobrinha.

Na ocasião competente, estando presentes os senhores, Rodrigo Telles de Menezes, administrador do concelho, Dr. Coriolano de Freitas Beça, Presidente da Câmara, o Juiz do Distrito, representante da força militar do RI 6, presidente da Junta da Paróquia, Juiz da Paz e representantes das diversas confrarias, subiu ao púlpito o excelentíssimo cónego Alves Mendes, e todas as pessoas que pejavam o templo, convergiram para a tribuna sagrada, aguardando ansiosas a autorizada palavra deste orador.

Concluído o sermão e a missa, subiu ao púlpito o nosso conterrâneo o reverendo Padre António Ferreira de Sousa, principal promotor desta festividade, e leu um pretexto da Fé e dedicação à imagem do Coração de Jesus, consagrado a esta cidade.

Também foi lida a acta em que se expunham os considerandos da consagração. Esta acta foi assinada pelo Administrador do Concelho Dr. Rodrigo Telles de Menezes, Presidente da Câmara Dr. Coriolano de Freitas Beça, Juiz de Direito, Juízes das Confrarias e Clérigos presentes.



Pelas 18 horas, saiu da Igreja do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição, a procissão, com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, sendo prelector da nova imagem o Sr. Padre António Ferreira de Souza, acompanhada por diversas confrarias, pela banda do Regimento de Infantaria N.º 6 e 60 praças do mesmo regimento e pela banda de música do Sr. Albano. Levava 12 anjinhos, primorosamente vestidos, percorrendo o seguinte itinerário: 

Antigo Largo das Chãs, actual Praça do Município
 
Rua Formosa (hoje Av. Sacadura Cabral e Av. Egas Moniz), Largo das Chãs (actual Praça do Município), Rua Nova (agora Rua Joaquim Cotta), Largo da Ajuda, Subindo e descendo a Rua Cimo de Vila (que tem actualmente o nome de Rua Alfredo Pereira), Rua Direita, Subindo a Rua do Poço (agora Rua do Sacramento), Rua da Piedade de Baixo (hoje Rua do Bom Retiro), Rua do Recolhimento ou Rampa das Freiras como também era conhecida (agora Rua Conde Ferreira), recolhendo a procissão no templo de onde tinha saído, vulgarmente chamado pelo nossa povo de Igreja das Freiras.

Av. Sacadura Cabral antiga Rua Formosa


À noite esteve iluminada toda a cidade, o frontispício e torre da igreja de Nossa Senhora da Conceição, e área circunvizinha, onde tocaram aquelas duas bandas de música.



À meia-noite houve foguetório, terminando esta festa com um leilão de prendas, que durou até há uma hora da madrugada.

Nunca é de mais lembrar que foram incansáveis os promotores desta festa, os directores da Guarda de Honra ao Sagrado Coração de Jesus, os srs. Padre António Ferreira de Souza, Padre António Luíz de Magalhães e Miguel de Souza Vinhós 

 

E pronto, ficamos a saber que foi no dia de S. João, no ano remoto de 1881, que Penafiel recebeu a imagem do Sagrado Coração de Jesus, que ainda hoje pode ser vista e venerada, na Igreja do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição, vulgarmente chamada pelos penafidelenses por Igreja das Freiras.

1 Comments:

Blogger carvalhosameiro said...

Mais um excelente trabalho.Considero os seus trabalhos um dos maiores contributos dados, à história de Penafiel.E já agora uma sugestão:Porque não recordar-se,repetindo, a iluminação das casas efectuada na véspera da inauguração da imagem aqui citada? Gostei particularmente da alusão ao coro e banda de música do Sr. Albano,(Albano Gonçalves de Carvalho), de Vila Boa de Quires.Trata-se do meu bisavô.Foi, recentemente, publicado um livro sobre a história da Banda de Vila Boa de Quires e lá não está referida esta actuação que, inclusivamente, refere um pormenor em parte alguma citado.A existência de uma cantora, também familiar.
.

11:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home