16 novembro 2018

FOTO COM HISTÓRIA

VIOLEIRO NO S. MARTINHO
FOTO COM HISTÓRIA



Esta foto foi tirada à tenda do violeiro Domingos Machado, na Feira de S. Martinho de 1962, em frente à Assembleia Penafidelense.

Domingos Machado nasceu em Aveleda, concelho de Braga, a 7 de Abril de 1936.




O artesão Domingos Martins Machado aprendeu na oficina de seu pai (Domingos Manuel Machado) a arte de fabricar instrumentos. Na época do seu pai o forte dos instrumentos fabricados eram cavaquinhos e as violas braguesas. A obra efectuada era vendida nas feiras. As guitarras e os bandolins era raro fazerem-se , mas as casas comerciais preferiam estes instrumentos. Naquela altura, havia muita concorrência, os Machado tinham por isso que fazer mais obra para a vender a um preço mais acessível. Um cavaquinho custava cerca de dezoito escudos.

Foi considerado o melhor artesão aqui no Norte a executar violas campaniças, beiroas, toeiras, braguesa, Amarantinas com os dois corações, cavaquinhos e muitos outros instrumentos.

Os seus trabalhos ganharam fama e tornaram-se conhecido a nível nacional e internacional.



Muitas dos seus instrumentos são adquiridos por diversos coleccionadores nacionais e internacionais; para músicos profissionais como Júlio Pereira, Janita Salomé , Ana Faria, José Mário Branco, Pedro Barroso, vários grupos de musica popular procuram-no , como, por exemplo : Cantares do Minho, Maio Moço, Terra Brava (Santarém), Erva Doce (Loulé), etc.
Tunas académicas, salientando as de Braga, Aveiro, Vila Nova de Famalicão , Viana do Castelo, Vila Real e Faro.
Tem também inúmeras encomendas para orquestras típicas, nomeadamente, " o cancioneiro de Águeda", (escalabitana), de Santarém, a de Águeda, de Alcanena, de Rio Maior, Castelo Branco (Albicastrense), de Mira D'Aire e de Vila Nova de Ourém.



George Harrison, um dos ex-Beatles, adquiriu uma viola feita por Mestre Machado.


Pela oficina passaram personalidades nacionais e internacionais reconhecidas no mundo da música, como Amália Rodrigues, Oliver Serrano, Donovan, António Chainho e Rão Kyao.

Cedeu a Oliver Serrano, primeiro produtor dos Beatles, alguns instrumentos da sua colecção (em 20-10-1990). Como agradecimento , o seu nome sai em dois Cds, com a seguinte dedicatória: "Very special thanks to Domingos Martins Machado".




O Museu de Cordofones Domingos Machado, fica situado na Av. António Gomes Pereira, nº. 13 Tebosa – Braga, e foi inaugurado em Setembro de 1995.


É um museu privado, fruto do trabalho e dedicação do seu proprietário, Domingos Martins Machado, reputado artesão violeiro que, a expensas próprias e sem qualquer ajuda, quer oficial quer particular, o edificou e recheou com a mais completa colecção de cordofones portugueses, que ele próprio construiu.


Se um dia o pensar visitar aqui ficam algumas informações que lhe são úteis:

Horário:
De 2ª a Sábado das 09h00 às 12h00 / das 14h00 às 19h00

Preço:
Entrada Gratuita
Marcação prévia para grupos



Contacto: - 253 673 855





Esta foto aparece publicada no livro Instrumentos Musicais Portugueses do Etnólogo, Doutor Ernesto Veiga de Oliveira e num pequeno livrete extraído desse mesmo livro que acompanha o LP Cavaquinho de Júlio Pereira.

Para mim esta foto não é mais uma de S. Martinhos passados, mas trata-se de uma fotografia que faz parte da vida de Domingos Machado, um Homem que edificou e recheou com o seu trabalho o seu próprio museu, coisa rara se não única neste país.