25 outubro 2018

PENAFIEL APOIA FRANCO

PENAFIEL APOIA FRANCO



No ano de 1936, a nossa vizinha Espanha estava mergulhada em Guerra Civil, que só terminou com a chegada das tropas de Franco a Madrid a 26 de Março de 1939, com a queda de Valência e Alicante em 30 de Março, e de Múrcia em 31, a guerra termina a 10 de Abril de 1939.



Em Portugal o governo de Salazar sempre apoiou as tropas nacionalistas do General Francisco Franco. Em Lisboa e no Porto, tiveram particular relevo as manifestações organizadas no mesmo dia da capitulação de Madrid, sendo aclamados, Portugal, Espanha, Salazar e Franco.


Como não podia deixar de ser, Penafiel também festejou com entusiasmo e alegria, sendo organizada uma marcha pelo delegado policial, sr. dr. Correia de Noronha, com a colaboração do Terço Independente Nº 41 da Legião Portuguesa de Penafiel e da Mocidade Portuguesa.



Nesta manifestação se incorporaram muitas pessoas e instituições como: Bombeiros Voluntários de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios, estudantes, associações e Sindicatos Nacionais com os respectivos estandartes e a Banda de Música da Legião Portuguesa local, percorrendo várias ruas na urbe até à Câmara Municipal, onde o sr. dr. Correia de Noronha pronunciou um vibrante e patriótico discurso que deu lugar à maior manifestação de carinho a Salazar, ao Chefe de Estado Óscar Carmona, a Franco e a Espanha.

Seguidamente o professor sr. Belarmino C. Araújo usou também da palavra, salientando o significado da vitória nacionalista e terminou soltando entusiásticos vivas a Salazar, a Portugal, a Franco e a Espanha Nova, que foram delirantemente correspondidas pela multidão que enchia a Praça Municipal.



Em seguida, e com o mesmo entusiasmo, o cortejo dirigiu-se para o quartel de Infantaria N.º 6, onde era esperado pelo seu ilustre comandante sr. Tenente-Coronel Nogueira Soares e demais oficiais, repetindo-se as manifestações e os vivas ao exército, a Portugal e a Espanha.



Por fim os manifestantes foram novamente para o quartel da Legião Portuguesa, situado na Avenida Egas Moniz N.º 111 em Penafiel, de cuja varanda falou o comandante do Terço Independente N.º 41 da Legião Portuguesa, sr. Capitão Noronha e Menezes, que agradeceu a todos a manifestação de verdadeiro nacionalismo que demonstraram duma forma tão brilhante.



Aqui se repetiram vibrantemente as aclamações e os vivas a Salazar, a Óscar Carmona, a Franco e à victória comum do nacionalismo peninsular Ibérico.


Passados estes anos todos, os erros repetem-se e os regimes de extrema direita estão de volta.



Quando os regimes ditos democráticos, alimentam antros de corrupção, e os partidos ditos políticos, não passam de associações para tomarem o poder e distribuírem benesses pelos seus acólitos, levando muitas das vezes a incompetência e a irresponsabilidade a reinarem, e a segurança de sair à rua livremente é ameaçada, com roubos e atentados, qualquer cidadão comum hipoteca a sua liberdade “democrática”, pela sua segurança, levando qualquer fascista ao poder através de eleições livres e democráticas. 

 



Se isto hoje é mais visível no Brasil, aqui na Europa vemos a extrema-direita a subir nas eleições e em alguns países a tomarem mesmo o poder. É preciso ter em conta que Hitler também chegou ao poder através de eleições.

- E de quem será a culpa de tudo isto acontecer?




Cá para mim, é da falta de democratas nas ditas democracias. 

 


Quem não se lembra de Salazar ser escolhido pela maioria dos espectadores da RTP 1, que votaram na eleição do “maior português de sempre”, no âmbito do programa “Os Grandes Portugueses”, 33 anos depois de Abril. 


- Pois é! Pelos vistos, não basta vir para a rua gritar “Fascismo Nunca Mais”, quando quem nos (des)governa, todos os dias vai criando as condições para ele se instalar.

2 Comments:

Blogger carvalhosameiro said...

Gostei uma vez mais e muito do trabalho realizado.Quanto ao comentário nada mais direi que com sua licença" Faço minhas minhas as suas palavras".Ajustadíssimas.

3:57 da tarde  
Blogger Jorge Fernandes said...

A história repete-se. Mais uma vez os vermes socialistas são a porta de entrada para o Nacional Socialismo.

12:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home