07 novembro 2017

O MAIOR DESFILE

O MAIOR DESFILE
DE SOLDADOS DA PAZ
EM PENAFIEL



Depois de os incêndios estarem terminados, e a ministra ter ido de férias como era a sua vontade expressa ao nosso Primeiro Costa, lembrei-me de falar do maior desfile que assisti até aos dias de hoje, dos soldados da paz, na cidade de Penafiel.

Todos sabemos que no ano de 1970, Penafiel celebrou o seu bicentenário, estando nesse ano em festa desde o mês de Março até Setembro.

Assim no primeiro domingo do mês de Julho, mais precisamente no dia 5, foi comemorado o Dia do Bombeiro.

Cerca das 9 horas, começou a concentração das três corporações do concelho (Entre-os Rios, Paço de Sousa e Penafiel), junto ao quartel dos B. V. de Penafiel, situado nessa altura na Av. Sacadura Cabral.



Ás 10 horas, depois da formatura geral das corporações, foi hasteada a bandeira da corporação pelo Presidente da Direcção dos Voluntários de Penafiel, Armando Matos Almeida.

De seguida, com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios à frente, desfilaram pelas ruas da cidade os elementos das três corporações do concelho.



No Largo da Ajuda, foi prestada continência junto ao monumento a Abílio Miranda, antigo comandante dos Bombeiros de Penafiel.

Na Igreja Matriz, o pároco da freguesia e cidade de Penafiel, Rev. Albano Ferreira de Almeida, celebrou uma missa por alma dos bombeiros, sócios e amigos das três corporações, tendo na homilia feito referência à acção dos heróicos soldados da paz que louvou.

Finda esta cerimónia religiosa, os bombeiros marcharam a caminho do Cemitério Municipal de Penafiel, afim de colocarem uma coroa de flores no mausoléu do fundador e primeiro comandante da corporação de Penafiel, Simão Júlio da Mota Barbosa.

António Dias Sacramento


O comandante dos bombeiros penafidelenses, António Dias Sacramento e Silva, disse algumas palavras sobre o significado da visita ao cemitério de Penafiel, e pediu que fosse guardado um minuto de silêncio em memória dos bombeiros falecidos, alguns dos quais se encontram sepultados neste local.

Procedeu-se à colocação da coroa de flores no mausoléu de Simão Júlio, pelo Presidente da Câmara, Sr. Manuel Alves Moreira, pessoa devotada à causa do bombeiro pois é há muitos anos presidente da Direcção da Corporação de Entre-os-Rios. 

Coronel Alexandre Guedes de Magalhães
 

Terminada que foi esta homenagem no cemitério, efectuou-se, à entrada do concelho, na partilha com Paredes, a recepção ao Inspector do Serviço de Incêndios da Zona Norte, Coronel Alexandre Magalhães, convidado de honra, que ali chegou ás 12,30h, partindo imediatamente para a cidade de Penafiel, onde os bombeiros o aguardavam devidamente formados em frente ao quartel, realizando-se a sessão de boas- vindas, no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros, tomando lugar na mesa da presidência o Sr. Coronel Alexandre Magalhães, Presidente da Câmara Manuel Alves Moreira, Sr. Professor Albano Morais, Sr. Dr. Francisco Brandão e o Sr. Armando Matos de Almeida.

Falaram então o Sr. José Mendes Magalhães e o Sr. Coronel Alexandre Magalhães que no quartel da corporação descerrou uma lápide comemorativa do Bicentenário. 

 

Realizou-se em seguida na Praça do Mercado um almoço de confraternização de todos os bombeiros do concelho em número de 170 pessoas e que foi servido pela Pensão Aires, e durante o qual brindaram o Sr. António Vieira de Mesquita, da Direcção dos Bombeiros de Penafiel, Professor Albano Morais da comissão coordenadora das Festas, Dr. Francisco José Brandão Rodrigues dos Santos, Subdelegado de Saúde, Dr. Manuel Alves Moreira, Presidente da Câmara de Penafiel e o Inspector de Serviços de Incêndios, Sr. Coronel Alexandre Magalhães que agradeceu as palavras que lhe foram dirigidas.

Ao meio da tarde, assisti ao maior desfile de corporações de bombeiros realizado na minha cidade de Penafiel, até aos dias de hoje.



Do desfile que se iniciou no Parque do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, vulgarmente chamado de Sameiro, tomaram parte as seguintes corporações: Aguda, Amarante, Baltar, Baião, Cete, Coimbrões, Felgueiras, Leça do Balio, Leixões, Lixa, Lousada, Ermesinde, Marco de Canaveses, Moreira da Maia, Paços de Ferreira, Paredes, Portuenses, Santo Tirso, S. Mamede de Infesta, Valongo, Entre-os-Rios, Paço de Sousa e Penafiel. 

 

Findo o desfile foi servido uma merenda regional na Praça do Mercado a cerca de 400 bombeiros, sendo colocadas fitas alusivas nos estandartes de todas as corporações presentes.

E para terminar, não podia deixar de salientar e lembrar, que a corporação de Paço de Sousa desfilou com o seu Corpo de Voluntárias Enfermeiras, novidade para a época.

Tenho muita estima por estes homens e mulheres que vestem uma farda de bombeiro, pois nas horas de aflição voluntariamente nos socorrem, pondo por vezes a sua vida em perigo.

Para todos eles e elas, um grande Bem-Haja.