28 julho 2017

NA ROTA DA MAÇONARIA EM PENAFIEL

NA ROTA DA MAÇONARIA






EM PENAFIEL





Em 1863, é inaugurada a filial de Penafiel da franco - maçonaria, e por tal motivo foi servido um esplêndido banquete no Solar de Cabanelas, situado na freguesia de Bustelo.




Nele tomaram parte:

Valentim Vieira Gomes – Como representante da Loja de Faria Guimarães do Porto, e grande propulsor da franco - maçonaria, onde alcançou elevado grau.

António José da Silva Teixeira – Também irmão da Loja da Faria Guimarães.

Dr. António da Cunha Vieira de Meireles – Como representante das Lojas de Coimbra.

Dr. António Augusto Soares Rodrigues Ferreira

Dr. Abílio Aires Pereira de Freitas Beça

Padre José Carlos de Sousa Leão

Augusto César de Magalhães

Agostinho da Rocha Beça

Dr. Germano Vieira de Meireles

Dr. António Joaquim de Araújo

Vitorino Barbosa da Costa Guimarães

Francisco Pereira de Faria

Francisco Pinto de Queiroz

Barão da Várzea do Douro

Dr. Rodrigo Teles de Menezes

António Leal de Lemos Reimão

José Felix de Paiva Braga

Dr. José Feliciano Vaz Pinto da Veiga

Ilídio Marinho Falcão

José Maria Crivas

Joaquim Augusto Ferraz de Menezes

Alexandre de Vasconcelos Brandão

Melo Leite Cabral

Joaquim Leite Cabral

Depois de devidamente regulamentada, a Loja Maçónica de Penafiel, funcionou em três locais na cidade.

Rua de Chelo


1.º - Na Rua de Chelo, numa casa solitária, onde morava o tenente José Maria Crivas, excelente fotógrafo amador.



Ao calcorrear a Rua de Chelo, e ao verificarmos as poucas casas nela existente, a única que apresentava bilhete de identidade para ser dessa época, era a que apresenta o portão que se vê na foto.

Antigo Palacete do Barão do Calvário


2.º - Numa parte do palacete do Barão do Calvário. 


Depois de transpormos o portão de ferro, deparamos com um átrio ajardinado 


Depois seguimos até à porta de entrada, onde se pode ler na parte superior da mesma o ano de 1929.





1929, foi o ano em que a Câmara Municipal de Penafiel adquiriu o palacete, tendo instalado nele o Tribunal, o Registo Civil, o Registo Predial e no seu rés-do-chão a cadeia.

Onde funcionou a cadeia


Hoje o palacete é todo ele ocupado pela Biblioteca Municipal de Penafiel, que foi inaugurada pelo Presidente da República Dr. Mário Soares, no dia 4 de Março de 1995.





3.º – Na Praça Municipal, no prédio onde nasceu o poeta e escritor penafidelense Joaquim de Araújo, que em 1894, foi nomeado cônsul de Portugal em Génova, Itália.

Antiga sede e última da Maçonaria em Penafiel


Actualmente está lá instalado o Institutoptico de Penafiel e o Café Bar.




O jornal “O SÉCULO XIX”, foi o primeiro jornal que se publicou em Penafiel.



Inicia a sua publicação a 2 de Março de 1864, e termina a 30 de Agosto de 1865.




Era bi-semanal, pois publicava-se às quartas-feiras e aos sábados, e estava ligado à loja maçónica de Penafiel, bastando ver o corpo redactorial do mesmo.




Eram seus redactores o Dr. Germano Vieira de Meireles, primoroso estilista e denodado atleta nas pugnas da imprensa. 



O seu irmão António Vieira de Meireles, lente de medicina na Universidade de Coimbra, autor de várias obras científicas. Foi redactor responsável do jornal, o cunhado dos primeiros, o Dr. Rodrigo Telles de Menezes, distinto advogado.



Teve o “Século XIX”, colaboradores assíduos da grandeza de Antero de Quental, João de Deus e António de Azevedo Castelo Branco, que muito brilharam nas letras Pátrias.

Rua do Bom Retiro


O administrador deste jornal, era o sr. António Leal de Lemos Reimão, sendo a casa da redacção e tipografia na Rua do Bom Retiro.



A morte obscura de António Leal de Lemos Reimão, vai precipitar o fim da Loja Maçónica em Penafiel.

António Leal de Lemos Reimão, foi encontrado morto no monte de S. Romão, na freguesia de Croca, que dista 4 Km da cidade de Penafiel.

Enquanto o jornal “O Século XIX”, justificava a morte como fuga por alucinação, o insulto apoplética, o suicídio por envenenamento, espalhando estas hipóteses aos quatro ventos, com a finalidade de contrariar ou até esconder a causa que corria de boca em boca na cidade, que era a seguinte:


D. Miguel Vaz Guedes de Ataíde Malafaia, então administrador de Penafiel, era um inimigo terrível, que os maçónicos de Penafiel viam de mau grado, escalpelizando os actos da sua administração com arrogância e absoluta destimidez.

Calhou em sorte que António Leal de Lemos Reimão, teria que mandar desta para melhor D. Miguel Vaz Guedes de Ataíde Malafaia, e como este não cumpriu a sua missão, pagou ele com a própria vida, sendo encontrado morto com a língua cortada no monte de S. Romão em Croca.


Igreja Matriz de Penafiel

Na sexta-feira, 26 de Agosto de 1865, na Igreja Matriz, desta cidade, teve lugar as cerimónias fúnebres do sr. António Leal de Lemos Reimão, presidida pelo padre Luiz Mesquita de Carvalho que descreveu as altas virtudes que adornavam o amigo falecido e lamentava a sua perda.


A Loja Maçónica, “abateu colunas”, como se diz no ritual da maçonaria ao seu encerramento no ano de 1865, juntamente com o seu jornal “O Século XIX”.



Desde os tempos de antanho que o povo português gosta de rotas, sendo a mais importante de todas, a do caminho marítimo para a Índia, e como de alguns anos a esta parte entraram novamente em moda as rotas nesta santa terrinha, desde a Rota do Vinho Verde à mais recente Rota do Românico, lembrei-me de lançar esta Rota da Maçonaria,  sem qualquer subsídio da U.E., Junta, Câmara ou Loja Maçónica, mas apenas com a minha Pena Fiel.