10 setembro 2017

CINE-TEATRO S. MARTINHO

CINE-TEATRO S. MARTINHO




A CASA DA CULTURA QUE PENAFIEL DEVIA TER, E NÃO TEM.


Ouvi à dias o candidato do PS num debate televisivo, acusar o actual Presidente da Câmara de Penafiel de a cidade não possuir uma Casa da Cultura.



Que Penafiel devia ter uma casa para esse fim estamos todos de acordo, mas será que o PS não tem culpas no cartório, de Penafiel não a ter?

Quando o PS estava à frente da Câmara e no Governo, e ainda se fazia sentir o tempo das vacas gordas, e a troyka era coisa que os portugueses nem sabiam que existia, o PS podia ter comprado o Cine-Teatro S. Martinho de Penafiel para aí implementar a Casa da Cultura.



O Cine -Teatro S. Martinho, para além de estar bem localizado na cidade, comportava cerca de 800 lugares sentados.



Nesta casa com história, para além de exibir bons filmes, passaram por ela muitos grupos de teatro locais e da capital e grandes artistas pisaram aquele palco como: Vasco Santana, Ribeirinho, Laura Alves, Ivone Silva, Camilo de Oliveira, Raul Solnado e tantos outros, actuaram vários conjuntos musicais, realizaram-se Saraus de Finalistas da Escola Industrial e Comercial de Penafiel, Concursos organizados por colectividades locais, muitas direcções do F. C. de Penafiel foram aí eleitas pelos seus associados, comícios políticos antes e depois de Abril, etc. etc..

Manuel Maria Carrilho de costas, subindo a escadaria no interior do Cine-Teatro S. Martinho.


Acontece que o PS local ainda conseguiu trazer ao Cine-Teatro S. Martinho o Ministro da Cultura de então, Manuel Maria Carrilho, mas não teve peso político para o sensibilizar para a aquisição desta casa de espectáculos.



Agora quando atiram as culpas para o actual executivo, não passa de um passar de culpas, sacudindo as suas do seu capote.

Por isso, para mim estas lamurias não passam de lágrimas de crocodilo, para exibir em período eleitoral a eleitor desinformado.



Agora que “Tudo o Vento Levou”, incluindo o Cine-Teatro S. Martinho, e tristezas não pagam dívidas, aqui vai uma música do tempo em que o Cine-Teatro S. Martinho, fazia parte das minhas tardes de domingo, e que encaixa perfeitamente no dia de hoje.







- Bom domingo!