25 junho 2017

TETA LANDO

TETA LANDO
A SOLO




O músico angolano Alberto Teta Lando nasceu em Mbanza Congo, a capital da província do Zaire, no norte de Angola, no dia 2 de junho de 1948, e morreu no dia 14 de Julho de 2008.
 
Teta Lando foi um dos membros fundadores dos Merengues grupo antes de entrar para o Show África. Sua música focada na identidade angolana, a guerra civil do país, as saudades (nostalgia, melancolia e saudade) de exilados angolanos, assim como o amor ao próximo e para com a família.

 
Ele falou e cantou tanto em Português e em Kikongo, a sua língua materna.
 

Em Paris, Teta Lando tornou-se um dos grandes defensores e promotores da música angolana e voltou definitivamente ao país em 1989, depois de participar do Festival Nacional da Cultura (Fenalcut) no Estádio Nacional da Cidadela, em Luanda.
 

Assumiu durante dois anos a presidência da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), e tornou mais dignos e valiosos os artistas nacionais. Como resultado, viu realizado um velho sonho como a atribuição pelo Governo angolano da Pensão de Reforma aos artistas que têm 35 anos de carreira ou mais 60 anos de idade.

Álbuns da sua discografia:

1974 – Tia Chica


1975 – Independência


1981 – Eu vou voltar


1985 – Semba Rytmée



1989 – Reunir


1990 – Menina de Angola


1993 – Esperanças Idosas


1997 - Memórias



Entre as suas canções mais conhecidas temos: "Irmão, amar o seu Irmão" e "Eu Voltarei". É também autor de "Negra Karapinha Dura", "Eu Vou Voltar", "Um Assobio Meu", entre outras canções de referência no musical angolano.

 
Com a guerra civil que se instalou em Angola, muitos angolanos refugiaram-se pelo mundo fora, mas no seu íntimo há um desejo de um dia “Eu vou voltar”. Com esta canção de Teta Lando, recordamos certos lugares e certas vivências, de uma Angola de outros tempos.





- Bom domingo!