23 novembro 2017

INAUGURAÇÃO DO ANTIGO QUARTEL

INAUGURAÇÃO DO ANTIGO
QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
DE ENTRE-OS-RIOS

Foto retirada do Blogue Entre-os-Rios

Domingo, 21 de Agosto de 1927, foi inaugurada o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios.

Programa:

6 horas – Uma salva de 21 tiros anunciando o início dos festejos.

7 horas – Entrada da Banda dos B. V. de Entre-os-Rios.

8 horas – Romagem ao cemitério, onde o Corpo Activo irá depor um bouquet de flores nas campas dos colegas falecidos.

10 horas – Recepção ás corporações que se fizerem representar.

11 horas – Missa Campal no Largo Dr. Gaspar Baltar, com a presença da Direcção, Corpo Activo e deputações das Corporações, suas congéneres, e onde será benzida uma rica bandeira oferecida por uma comissão de Senhoras Entrerienses e baptizadas solenemente as viaturas da corporação.

12 horas – Inauguração do novo quartel (hoje antigo), onde será hasteada a Bandeira da Corporação.

13 horas – Almoço servido no Restaurante – Hotel aos ex.mos convidados.

14 horas – Entrada da Banda da Vila de Arouca.

16 horas – Sessão solene, na qual falarão vários oradores e onde serão descerrados os retratos de alguns beneméritos.

18 horas - Simulacro de incêndio.

22 horas – Arraial nocturno no Largo Dr. Baltar, o qual constará de iluminação, fogo de artifício, concerto pelas bandas de música e quermesse.


Esta festa ultrapassou toda a expectativa e resultou numa brilhante apoteose ao voluntariado português e uma justa homenagem ao Comandante dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, o sr. José Magalhães, espírito forte que alia à sua modéstia a máxima dedicação pela obra filantrópica a que se votou.

Ás 8 horas, realizou-se a romagem ao cemitério, onde se encontra a sepultura do saudoso bombeiro Joaquim Pinto Lopes, um dos fundadores da corporação, sendo ali depostas muitas flores, falando neste sentido acto o Reverendo José Pereira da Costa que pronunciou um tocante discurso de homenagem à memória do saudoso bombeiro.

Ás 10 horas, toda a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, aguardava à porta do Club Foz do Tâmega as corporações convidadas, tendo marcado presença as seguintes: Municipais, Voluntários, Portuenses e Invicta, do Porto; Voluntários de Guimarães, Penafiel, Gaia, Vizela, Barcelos, Paredes, Cete, Marco e Valongo.

Após a recepção, uma comissão de gentis senhoras de Entre -os-Rios fez entrega à corporação de uma magnífica bandeira de seda bordada a ouro, falando nesta ocasião o Sr. Dr. Marques de Carvalho, que pronunciou um eloquente discurso agradecendo a colaboração e brilho que todas as corporações foram emprestar àquela festa, bem como ás damas de Entre-os Rios que com toda a dedicação têm auxiliado os Bombeiros Voluntários da sua terra.

Da comissão da entrega da bandeira faziam parte as excelentíssimas senhoras: D. Margarida Alves da Rocha, D. Ester de Lemos Barroso, D. Izabel Pinto Lopes, D. Maria Vieira Borges, D. Ermelinda Rosa de Almeida, D. Maria da Luz Trigo, D. Maria do Carmo Amorim, D. Fernanda Alves da Rocha, D. Maria Pinto Lopes e D. Idalina de Almeida Lopes.


Ás 12 horas, num elegante pavilhão erecto no Largo Dr. Gaspar Baltar, realizou-se a Missa Campal que foi rezada pelo Reverendo Pereira da Costa, acolitado pelo Rev. Manuel Alves da Rocha.

Falou neste religioso acto o Rev. Pereira da Costa, que justificou a não comparência do Rev. Arcebispo de Évora, tecendo os maiores louvores à missão do bombeiro e rogando as bênçãos de Deus para a corporação dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios.

Em seguida, procedeu-se, no quartel dos B. V. de Entre-os-Rios, ao descerramento dos retratos do seu comandante José de Magalhães, a alma da corporação, e do Sr. Dr. Eduardo Martins de Almeida, benemérito cooperador dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios.

Elogiando os dois homenageados falaram o Sr. Dr. Marques de Carvalho e os representantes de todas as corporações.


Pelas 13 horas, realizou-se o almoço de confraternização que decorreu sempre no meio do maior entusiasmo, tendo sido pronunciados sinceros brindes.

Presidiu o Sr. Dr. Marques de Carvalho, tendo iniciado a série de brindes o Ex.mo Sr. D. Fernando de Lindoso, seguindo-se-lhes os Srs. Miguel Morais, comandante dos B.V. do Marco, Fernandes Rozendo, dos B. V. de Cete, Costa Guimarães, comandante dos B. V. de Guimarães, Costa Reis, comandante dos B. V. Portuenses, Chefe Castro, dos Municipais do Porto, José Júlio, comandante dos B. V. de Penafiel, Alfredo Ribeiro, dos Voluntários do Porto, Emílio Viterbo, dos B. V. da Invicta, Joaquim Paupério, comandante dos B. V. de Valongo, Alfredo Ribeiro, dos B. V. do Porto, Manoel Esteves, comandante dos B. V. de Barcelos, abade de Entre-os-Rios, Eduardo Salgueiro, do jornal O Comércio do Porto, Gaspar de Matos, do Primeiro de Janeiro, e Domingos Vilela, do Povo de Penafiel, encerrando os discursos o Sr. Dr. Marques de Carvalho.

O almoço foi servido pelas gentis senhoras: D. Margarida Alves da Rocha, D. Maria da Luz Trigo, D. Ermelinda Rosa de Almeida, D. Izabel Rodrigues Lopes, D. Ester de Lemos Barroso Pereira, D. Adelaide S. de Moura, D. Alcina Rodrigues Lopes, D. Fernanda Alves da Rocha, D. Idalina de Almeida Lopes, D. Maria do Carmo Amorim, D. Maria Vieira Borges e D. Crisanta da Mota Freitas.

Ao fim da tarde realizou-se a bênção dos pontos socorros da corporação, cerimónia que revestiu particular solenidade, servindo de padrinhos do “Douro” a ex.ma Sra. D. Izabel Pinto Lopes e D. Fernando Lindoso e do “Tâmega” a ex.ma Sra. D. Margarida Alves da Rocha e o Sr. Manoel Amorim.


À noite realizou-se um magnífico arraial com fogo e iluminação tocando a banda dos B. V. de Entre-os-Rios e a de Arouca.

A Ex.ma Sra. D. Laura Magalhães ofereceu todo o doce que foi vendido na barraca do chá. Também durante a arraial nocturno foram leiloadas ricas e valiosas prendas oferecidas pelas damas de Entre-os-Rios.
Foto retirada do Blogue Entre-os-Rios

Como este edifício já se tornava pequeno para as necessidades da corporação, foi construído um novo quartel que foi inaugurado no dia 26 de Março de 2006, daí a razão do título deste texto falar de uma inauguração do antigo quartel.