22 maio 2016

RONDA DOS 4 CAMINHOS



RONDA DOS 4 CAMINHOS


A Ronda dos Quatro Caminhos surge em finais de 1983.

Embora numa linha de profundo respeito pelas características essenciais e pela especificidade de cada Região, enveredam desde logo não tanto pela simples reprodução das suas canções mas antes por um trabalho de recriação.
 
Elementos do grupo:

António Prata - Guitarra clássica, bandolim, violino e coros
Carlos Barata - Acordeão, bandolim, adufe e voz.
João Oliveira - Guitarra e voz solo.
Mário Peniche - Baixo
Pedro Fragoso - Piano, braguesa, sintetizador e voz.
Pedro Pitta Groz - Bateria, timbalões populares, caixa, percussões várias, segunda voz, coro.

Discografia

1984 - O primeiro LP, tem o nome do grupo "Ronda dos Quatro Caminhos". Um disco que viria a ser muito bem aceite tendo sido publicado em vários países europeus.


1985 - Gravam "Cantigas do Sete - Estrelo". Em Julho desse ano representam Portugal num Festival Internacional realizado no sul de França. Este é o último disco da banda com a colaboração de Vítor Reino.


Neste mesmo ano é editado pelo Natal, o seu terceiro álbum, "Canções Tradicionais Infantis", um trabalho que pretende levar a música tradicional portuguesa aos mais novos. 


1986 - Sai o quarto disco intitulado "Amores de Maio". O grupo recebe o prémio da revista "Nova Gente".



1987 - Os espectáculos ao vivo sucedem-se e o grupo concretiza uma velha ideia: fazer um disco de fados tradicionais. Assim surge, o disco "Fados Velhos".



1989 - É editada uma compilação "O Melhor da Ronda (1983-1989)". António Prata e João Cavadinhas assinaram o tema "Canção de Roda e Fantasia" que Lenita Gentil levou ao Festival da Canção.



1991 - Gravam o álbum "Romarias". Realizam 25 espectáculos na Bélgica (a convite da Europália) e alguns espectáculos  em França (Paris, Bordeaux, Poitiers, Montmorillon).  Nesse ano fazem cerca de 70 espectáculos, no país e no estrangeiro.


1994 - O disco "Uma Noite de Música Tradicional", gravado ao vivo do espectáculo com o mesmo nome, realizado em Maio de 1993, no Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa.


1995 - Passados dez anos sobre a sua edição original, é editado em CD, através da Polygram, o álbum "Canções Tradicionais Infantis".



1997 - É editado "Recantos", disco marcado por uma nova sonoridade alcançada por uma instrumentação mais urbana assente nos violinos e no piano acústico. O grupo participa no 8º Festival Intercéltico. 



1999 - É editado o disco "Outras Terras", lançado em edição de autor.



2001 - Gravam o  álbum "Alçude", gravado ao vivo nos espectáculos no Teatro Garcia de Resende, em Évora, nos dias 24 e 25 de Novembro de 2000. O lançamento do disco foi na Fábrica da Música, em Évora. O disco inclui seis músicas originais.



2003 - Foi lançado o disco "Terra de Abrigo" que conta com a participação da Orquestra Sinfónica de Córdoba, de sete coros alentejanos e das vozes de Katia Guerreiro, Esperanza Fernandez e Amina Alaoui. Neste ano o  grupo comemorou os seus vinte anos de existência na divulgação e recuperação da Música Tradicional Portuguesa.



2005 - No mês de Dezembro é editado o DVD, que também inclui um CD áudio,  com o registo gravado aquando da apresentação ao vivo de "Terra de Abrigo" no CCB em Janeiro desse ano.


Também neste ano sai "Canções Esquecidas"


2007 - Gravam Sulitânia neste disco, a A Ronda dos Quatro Caminho volta a juntar a música tradicional com outras linguagens sonoras.
Conta com a participação do Coro Polifónico Eborae Musica, Grupo Coral Guadiana de Mértola, Adufeiras de Monsanto, Cantares de Évora, Atneu Mourense, e Quarteto opus 4.


2014 - Tierra Alantre, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos.
Tierra Alantre faz-se de Minho, de Trás-os-Montes, e da Galiza. O galego é, aliás, um dos destaques linguísticos, em conjunto com outro que nos é ainda mais querido: o Mirandês.

A Ronda dos Quatro Caminhos é uma daquelas histórias felizes que ainda vamos encontrando na música portuguesa.

Vamos ficar com a actuação da Ronda Dos Quatro Caminhos na Televisão da Galiza no dia 25 de Abril de 2008 com Coros Do Alentejo e Orquestra Sinfónica de Lisboa.




- Bom domingo!