17 abril 2016

DIRE STRAITS



DIRE STRAITS


Uma das últimas melhores bandas de  rock britânica, que apareceu nos anos 70, foi sem sombra de dúvida os Dire Straits.

Formada em 1977 por:

Mark Knopfler - Guitarra e voz
David  Knopfler - Guitarra
Jokn Illslev - Baixo
Pick Withers - Bateria

Discografia:


1978 - Gravam o álbum Dire Straits, que se torna disco de platina. Fez sucesso inicialmente no Reino Unido, para depois se espalhar pelo resto da Europa e Estados Unidos.  O single Sultans of Swing alcançou as paradas britânica.


1979 - Communiqué é o segundo álbum da banda, suas principais faixas são  "Once Upon a Time in The West", "Communiqué" e "Lady Writer".



1980 - Making Movies é o terceiro álbum da banda, marcando o início de arranjos mais complexos e produções que continuariam parecidas até o final do grupo, nos anos 90. Contendo Romeo and Juliet, que se tornou um dos maiores hits da banda, o álbum também marcou a saída de David Knopfler enquanto sua produção ainda estava em progresso. O músico foi substituído por Sid McGinnis. Making Movies ainda contava com o teclista Roy Bittan e foi produzido por Jimmy Iovine.



1982 - Love Over Gold, quarto álbum da banda onde se uniram à banda o teclista Alan Clark e o guitarrista Hal Lindes. Este é o primeiro álbum da banda produzido por Mark Knopfler. 

Logo após o lançamento do álbum o baterista Pick Withers deixou a banda para uma nova carreira no jazz. Seu substituto foi Terry Williams, anteriormente no Rockpile.


1984 - Alchemy - Dire Straits Live é um álbum duplo e o primeiro ao vivo dos Dire Straits, lançado internacionalmente em 16 de Março de 1984  pela Vertigo Records e nos Estados Unidos pela Warner Bros Records. Gravado em 22 e 23 de Julho de 1983 no Ham Vertigo Records Hammersmith Odeon, em Londres, o álbum possui as músicas mais conhecidas da banda dos quatro primeiros álbuns, do EP ExtendedancEPlay e da trilha sonora de Local Hero. A maioria das músicas tem arranjos retrabalhados e/ou partes instrumentais complementares improvisadas. A capa foi tirada de uma pintura de Brett Whiteley. Alchemy: Dire Straits Live foi remasterizada e relançada em 8 de maio de 2001.
 


1985 - Brother in Arms, tornou-se o disco mais vendido do Reino Unido em todos os tempos. Alcançou também o topo das paradas em dezenas de países mundo afora, incluindo o Brasil. Foi origem de vários singles de sucesso, como o hit número 1 nos Estados Unidos Money for Nothing, que foi também o primeiro videoclipe apresentado na MTV do Reino Unido. 

Houve mudanças na formação da banda, com a adição do segundo tecladista Guy Fletcher e a saída de Hal Lindes durante as gravações, tendo sido substituído por Jack Sonni. Apesar disso Hal permaneceu como membro oficial da banda até o lançamento do álbum. Além disso, Terry Williams tornou-se baterista. O sucesso comercial do disco foi ajudado pelo facto de ter sido um dos primeiros álbuns completamente gravado e produzido no então novo formato CD, levando aos admiradores da nova tecnologia a venerarem o álbum.



1988 - "Money for Nothing" é uma colectânea das melhores músicas da banda. É esta canção da banda Dire Straits, presente originalmente no quinto álbum da banda, Brothers in Arms, lançado em 1985, que dá o título ao CD. Permaneceu durante três semanas em primeiro lugar nos EUA, tornando-se um dos maiores sucessos da banda. Na terra-natal do grupo, o Reino Unido, a música atingiu a quarta posição nas tabelas.



1991 - On Every Street é o sexto álbum de estúdio. Não obteve tanto sucesso quanto o álbum anterior, Brothers in Arms, porém On Every Street vendeu cerca de 8 milhões de cópias ao redor do mundo.



1993 - On The Night, segundo registo da banda ao vivo, documentando a turnê de On Every Street.


1994 - Live at the BBC é uma colecção de gravações ao vivo de seus anos anteriores.

1995 - A banda terminou sem alardes em Junho de 1995, após Knopfler expressar não querer mais grandes turnês, partindo para um trabalho em tempo integral em material solo e trilhas sonoras de filmes, enquanto os outros integrantes partiram para carreiras distintas.



1998 - Sultans of Swing: The Very Best of Dire Straits é o segundo álbum dos melhores êxitos da banda de rock Dire Straits.


2005 - The Best of Dire Straits & Mark Knopfler: Private Investigations é um álbum que reúne os melhores êxitos da banda Dire Straits e Mark Knopfler.

Vamos recordar os Dire Straits ao vivo em Sultans Of Swing, e mais palavras para quê?...










- Bom domingo!