18 maio 2016

O MEU SENTIR VEM DE LONGE



O MEU SENTIR VEM DE LONGE


H á dias passei pelo quiosque Céu Azul, e ao ver os títulos dos jornais, reparei no jornal local "Notícias de Penafiel, com o seguinte dizer na capa do mesmo:

"Sentir Penafiel" ou "Sentir Famalicão".

Ao princípio fiquei enigmático com tanto "Sentir", e não estava a perceber patavina, quando o meu parceiro do passeio pedonal me disse que talvez tivesse a ver com o jogo da 46.ª jornada da Ledman Liga Pro (até apontei este nome tão pomposo num papel), que se realizou no dia 14 de Maio de 2016, pelas 16horas, entre o F. C. Penafiel e o  F. C. de Famalicão, no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel, e que terminou com um empate a uma bola.

Mas o meu "Sentir", Penafiel - Famalicão, fez-me recuar até 26 de Fevereiro de 1961, em que se deu a maior pancadaria por causa da bola em Penafiel, desde que tenho memória.

O Famalicão venceu o Penafiel por uma bola a zero, graças não ao seu futebol praticado, mas à péssima actuação do árbitro Alberto Lameirão de Vila Real, que durante todo o jogo prejudicou o F. C. de Penafiel forte e feio, não assinalando pelo menos três penaltis contra o Famalicão assinalados pelo juiz de linha, e ainda anulou um golo assinalado pelo mesmo juiz de linha (que manteve a bandeirinha em riste durante algum tempo), mas que o árbitro da partida o célebre Lameirão fez vista grossa.



Perante todas estas descaradas atitudes, a assistência não se conteve e deram-se cenas lamentáveis das quais a única responsabilidade coube ao árbitro.

No final do encontro alguns penafidelenses mais exaltados, esperaram na rampa que dá acesso à Garagem Albano & Miguel, pela passagem do carro que levava o Sr. Lameirão a Vila Real, para lhe fazer um chuveirinho de pedras, havendo nessa altura uma carga da G.N.R. que tinha sido chamada para junto do Estádio Municipal de Penafiel.

A Direcção do Futebol Clube de Penafiel, protestou o resultado do jogo (1-0 a favor do visitante), porque ficar em silêncio num momento destes seria até anti-desportivo.

As forças vivas da cidade solidariezaram-se com o F. C. de Penafiel, e enviaram os seguintes telegramas ao sr. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, tendo igualmente sido apresentado o protesto respectivo junto das entidades competentes.
Seguem-se os telegramas:



Apesar de todo este protesto, o Futebol Clube de Penafiel, ficou com o seu campo interdito por dois jogos, os quais foi jogar a Paredes, num ambiente hostil para o Penafiel dada a rivalidade existente. 


Com este Sentir que me ficou retido na memória, não haja qualquer dúvida que este último jogo entre o Penafiel e o Famalicão que segundo os entendidos apenas serviu para cumprir calendário, já que ambas as equipas tinham a sua situação definida no final do campeonato, nada teve a ver com aquele de há 55 anos.

E ainda bem...