15 maio 2016

OS EKOS



OS EKOS


Voltando ao tempo do Yé Yé, no ano de 1963, nasceu em Campo de Ourique em Lisboa, o conjunto Os Ekos.

A banda era constituída por:

Edmundo Falé - Vocalista
Mário Guia - Baterista
António Joaquim Vieira - Baixo
Jorge Santos - Guitarra ritmo
João Camilo Júnior - Guitarra Solo

1964 - Abandona os Ekos Edmundo Falé, entrando Zé Luís para o seu lugar.

Para além de tocarem nas suas actuações alguns originais, faziam versões dos Rolling Stones, The Beatles ou The Animals, tornando-se muito apreciados pelo facto.

Discografia

1965 - Editam o seu primeiro EP Esquece, com as canções: Esquece - Os Tristes Olhos - Lamento aos Céus e Ilusão.


Nesse mesmo ano, o grupo sofre uma remodelação de elementos devido ao serviço militar obrigatório relacionado com a guerra colonial, ficando apenas Mário Guia e João Júnior da formação original. Para os lugares dos restantes elementos entram Zé Nabo, Luís Paulino e Tony Costa. Este último fica encarregado das teclas e a banda sofre, também, uma evolução no seu estilo musical enveredando por temas originais cantados em inglês com uma sonoridade mais beat.



Ainda em 1965, lançam um novo EP "Diz-me Que Me Amas" com as canções: Diz-me Que Me Amas, O Nosso Amor Terminou, Hoje, Amanhã e Sempre e Mentira.




1966 - É editado um novo EP com 4 temas, entre os quais “Secret Love” e “Baby On My Mind”.


Ainda neste ano de 1966 sai novo EP , desta feita com temas totalmente originais da banda: “Só”, “Oh! Isabel”, “Vou Ficar Sem Ti” e “À Espera Da Nossa Vez”.



1967 - Mais um outro EP com os temas “I Saw That Girl”, “A Place In Your Heart”, “Nova Geração” e “We’re Gonna Be Free”.



João Júnior decide ir viver para Angola e apenas Mário Guia se manteve como elemento da formação original, tendo decidido terminar com a banda.

1970 - Alguns elementos de Os Ekos que haviam estado no Serviço Militar em Angola, resolveram reformar a banda.

Mário Guia não aceitou participar nesta nova aventura. 

A banda será, assim, constituída por Jorge Santos, António Vieira, Zé Luís, Carlos Teixeira e Franklin Simões. 


Será com esta formação que gravaram em 1970 o último EP do grupo. "Habitat 736" trata dos dias que passaram no Ultramar.

O tema "Senhora dos Tratados" não pôde ser gravado na sua versão original devido à censura, tendo sido publicado com nova letra e com o título "Sol e Paz".

Para recordar Os Ekos, vamos ouvir "Sol e Paz", com uma secção de metais à maneira de bandas  como Chicago ou os Blood Sweat And Tears, em voga na época. 







- Bom domingo!