27 abril 2016

UMA COMUNHÃO EM CASAIS NOVOS



UMA COMUNHÃO  EM CASAIS NOVOS


Como se aproxima a data da Comunhão Solene, em Penafiel, lembrei-me de trazer ao blogue a comunhão dos filhos Júlia e Júlio do Conselheiro Joaquim de Vasconcellos de Casais Novos, que se realizou com toda a pompa e circunstância no dia 15 de Abril de 1914.

Foi Sua Ex.ª o Senhor Bispo D. António Barroso, que veio expressamente do Porto, quem administrou a Sagrada Eucaristia, aos neo-comungantes, celebrando missa na capela particular de Casais Novos.


Apesar de se ter procurado guardar o maior segredo desta viagem do venerando Prelado do Porto, visto Sua Ex.ª querer furtar-se a manifestações, a sua passagem por Penafiel fez, ainda assim, afluir a Casais Novos muitas senhoras e cavalheiros que depois da cerimónia religiosa o cumprimentaram.


Uma comitiva da Juventude Católica de Penafiel ali fora também levar a afirmação solene de seu propósito de trabalhar, cada vez com mais afinco, pela acção católica-social, cuja vanguarda está confiada aos jovens.

Sua Ex.ª a todos recebeu paternalmente, aconselhando-os e animando-os a prosseguir nessa cruzada pacífica e regeneração social e moral do nosso país, aviventando energias e fortalecendo caracteres, como tanto é necessário para rejuvenescimento de alma nacional.

A todos que se acercaram do ilustre Prelado também o sr. Conselheiro Joaquim de Vasconcellos dispensou fidalga atenção, obsequiando com um serviço ambulante de bolos, chá e chocolate inúmeras pessoas que enchiam os seus salões.

À tarde foi servido um lauto banquete a que assistiram quase exclusivamente pessoas da família e trocaram-se vários brindes, entre os quais o do Sr. Conselheiro ao Prelado do Porto, e o deste agradecendo e brindando a Sua Santidade Pio X.



Ao entardecer o bondoso Prelado, Senhor D. António Barroso, regressou em automóvel, ao Porto.

Acompanhavam-no, além do seu capelão particular, rev. Aurélio Pinheiro, o rev. Padre Guimarães Dias e Donaciano Abreu, respectivamente professor e director do Colégio Almeida Garrett.

Começaram depois a debandar os restantes convidados.



Assim terminou esta festa que a família do Sr. Conselheiro Joaquim de Vasconcellos,  de Casais Novos, por certo registou entre as mais bonitas que realizaram.

Como se nota, o poderio desta família era tal, que os seus membros não se deslocavam à igreja da paróquia para comungarem, mas os senhores da igreja deslocavam-se a sua casa para o efeito.

Coisas de outros tempos.