25 maio 2016

PÔR OS PONTOS NOS IS



PÔR OS PONTOS NOS IS

O grande penafidelense Manuel Soares dos Reis, é que foi guarda redes do F. C. do Porto entre (1933 - 1940), e da Selecção Nacional, e não José Soares dos Reis, que nunca chegou a tal proeza.

Quando Manuel Soares dos Reis é castigado pela direcção do F. C. do Porto em 1940, e passa a defender a meio da época pela categoria de Reservas, quem o substituiu na baliza foi o húngaro Bela Andrasik tendo ambos contribuído para o Futebol Clube do Porto conquistar o campeonato nacional de 1939/1940.

No final desta época 1939/1940,  Manuel Soares dos Reis deixa de ser jogador do F. C. do Porto, vindo mais tarde a fazer parte da equipa directiva do mesmo.

No ano de 1943, ou seja três anos depois de Manuel Soares dos Reis ter deixado a baliza do F. C. do Porto, Bela Andrasik desapareceu sem deixar rasto. Mais tarde é que se veio a descobrir que mantinha ligações anti-nazis e que se viu obrigado a deixar Portugal antes que as forças comandadas por Salazar lhe deitassem a mão.

Frederico Barrigana, ou o “mãos de ferro” como lhe chamou um jornalista francês após um jogo da Selecção Nacional, veio para o F. C. do Porto no ano de 1943, que procurava um guarda-redes para o lugar do húngaro Béla Andrásik

Por isso se pode concluir, que não foi Barrigana que veio substituir o grande guarda redes do F. C. do Porto e penafidelense Manuel Soares dos Reis.

O texto publicado no jornal "O Penafidelense" de 19 de Março de 2016, contém uma série de falhas, que achei por bem trazê-lo ao blogue, e colocar-lhe os "pôr os pontos nos is".


Como hoje dão início as Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel, aqui fica uma foto de 1936, com o Grande Guarda-Redes do F. C. do Porto e da Selecção Nacional Manuel Soares dos Reis, junto ao Baile dos Ferreiros, na Praça Municipal em Penafiel.