10 abril 2016

CORDAS DO SOL



CORDAS DO SOL


Fundado em 1995 no município do Paul, ilha de Santo Antão, Cabo Verde, o grupo Cordas do Sol, é composto por oito elementos: Arlindo Évora, Bruce Djone, Djone Alves, Abel Dias, Ceuzany Pires, Bebeto Santos, Carlinhos Ferro e Rossini Santos.

Do contacto com os mais idosos, recolheram exemplos da tradição oral, dos costumes e anedotas, que ilustrassem a vida rural dos tempos passados, o que lhes proporcionou um vasto conhecimento da mais profunda tradição, recriando personagens pitorescas de usos e costumes sociais já perdidos, que recriam nas palavras e composições de diferentes sonoridades e formas de tocar, caídas entretanto em desuso.

Absorveram a riqueza herdada dos géneros tradicionais - mazurka, cola-sanjom, coladera e morna, adaptando-os aos instrumentos contemporâneos.



2000 - O conjunto fez um estrondoso sucesso logo com o seu primeiro álbum, "Linga d'Sentonton" ("Língua de Santo Antão").

O êxito ficou a dever-se às melodias e poesias alegres, às composições que ficam no ouvido, retomando temas populares e ritmos como o "Sanjon", e que retratam o quotidiano tão peculiar de Santo Antão, ilha conhecida pela sua cana de açúcar e pelo seu grogue. 


2002 - Lançam o seu segundo álbum, "Marijoana", que esgotou, à semelhança do primeiro. 



2004 - Seguiu-se "Terra de sodad”. A sua fama levou-os a actuar a nível internacional, com passagens pela França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Portugal. 



2009 - Gravam "Lume de Lenha", disco do carismático grupo, revivem-se memórias de vigílias nocturnas em clareiras ao redor de uma fogueira, onde a comunidade se reunia depois do anoitecer para cantar alegrias e tristezas, dar as notícias trazidas pelos visitantes de passagem e recordar pessoas ausentes. É preciso imaginar-se, para além do magnífico litoral da ilha, as montanhas elevadas e majestosamente esculpidas por rios profundos, os vales de verdejante vegetação, apenas a algumas horas da costa? Ali a natureza é generosa, mesmo exigindo um árduo trabalho, o povo é caloroso, acolhedor e orgulhoso da sua terra.
Lume d´Lenha é tudo isto!


2012 - Sai o primeiro DVD do grupo santantonense Cordas do Sol, com o título "Cordas de Sol Live".

 O trabalho traz 24 músicas que foram exibidas em concertos em Cabo Verde e na diáspora.

Linga d’Sentonton, Viva Kel Bolo, Sorron Rensode, Czemente de Riba Ribera ou Lume d’Lenha são alguns temas mais relevantes da carreira do grupo que em concertos revisita a discografia da banda.


2016 - Chega ao mercado discográfico “Na Montanha” o quinto trabalho de um dos grupos de maior referência de Cabo Verde.
O novo álbum integra 12 faixas, composições do grupo, com temas diversificados como a pesca, as ilhas do arquipélago, cidades do mundo que já receberam o grupo durante o seu percurso, a liberdade de expressão como forma de intervenção, a liberdade de circulação – “um tema actual tendo em conta tudo o que se tem falado sobre os refugiados que estão à procura de uma vida melhor e acabam por perder a vida” – mas também valores sociais.
Actualmente é composto por oito elementos Bruce, Rossini, Bebeto, Abel, Carlitche, Idelce, Arlindo e Titita.

Vamos ouvir "Mnine da rua ma mim" da banda caboverdeana Cordas do Sol.




- Bom domingo!

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Não me canso de ouvir as músicas deste grupo. Eu amoooooo! São dos primeiros melhores.

12:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home