03 abril 2016

DINA



DINA


Soube este fim de semana que devido a uma fibrose pulmonar, a cantora Dina anunciou o fim da sua carreira artística, aos 59 anos.

Dina é o nome artístico de Ondina Maria Farias Veloso, que nasceu em Carregal do Sal, distrito de Viseu, a 18 de Junho de 1956.

1975 / 77 - Entra para a formação do grupo Quinteto Angola onde, com sucesso e alguma originalidade dá voz às suas canções.

Participou por três vezes ao ‘Festival da RTP da Canção’já como Dina:



1980 - No dia 7 de Março,no XVII Festival RTP da Canção, torna-se conhecida do grande público ,quando apresenta o tema de sua autoria "Guardado em Mim" (com poema de Eduardo Nobre. Acaba por arrebatar o Prémio Revelação mas fica-se pelo 8.º lugar.


1982 - Regressa ao Festival da Canção com "Gosto Do Teu Gosto" e "Em Segredo". Os dois temas serão incluídos no álbum "Dinamite" desse ano. 


1992 - Vence o Festival RTP da Canção com "Amor de Água Fresca", (poema de Rosa Lobato Faria), mas consegue apenas o 17.º lugar na Eurovisão (Malmö, Suécia).

Álbuns Discograficos:


1982 - “Dinamite” foi o título escolhido para o primeiro disco de Dina.


1991 - Grava o álbum "Aqui e Agora", com produção de Luís Oliveira e José Manuel Fortes, é editado pela UPAV. Quatro dos temas são da autoria de João Falcato e duas das letras são de Rosa Lobato de Faria. "A Ilha do Tesouro (Sair Daqui)" é da autoria de José Mário Branco (seu colega na UPAV) .


1993 - "Guardado em Mim", inclui os inéditos "Soa Bem" e "Que Vamos Nós Fazer" e regravações dos seus temas mais antigos.


1997 - Edita em formato CD, o álbum de inéditos "Sentidos" . Este disco conta com várias colaborações com Rosa Lobato Faria. Faz incluir, em 1998, dois temas seus, "Vitorina" e "Aguarela de Junho", na banda sonora da telenovela " Os Lobos".


2001 - O Melhor de 2 - Dina e Mário Mata (Compilação, Universal), reunindo os êxitos dos dois cantores.


2002 - Regrava para a Vidisco, agora em formato CD, o  álbum "Guardado Em Mim".


2008 - É editado o CD " Da cor da vida", uma colectânea com 18 êxitos da cantora e dois inéditos.

Para além de ter criado vários temas para as telenovelas, "Filha do Mar"; "Sonhos Traídos"; "Os Lobos" e "Vila Faia", e o que muita gente não sabe é que o Hino do CDS-PP, é de sua autoria.

Rosa Lobato Faria e Dina

Vejam como tudo isto aconteceu:

"Pouco depois de “Amor de Água Fresca” e do Festival da Canção, estava em casa, a ver televisão, e ouviu Manuel Monteiro, então líder do CDS-PP, a discursar na televisão. Identificou-se com o que dizia o político e resolveu telefonar só para dar os parabéns ao presidente do partido. “Receberam a mensagem”, recorda, “e não se esqueceram mais de mim”. Quando estavam a criar o seu hino, os responsáveis do CDS ligaram para Dina os visitar e para dar a sua opinião. Hesitante, segurou-se à ideia que diz que “temos que ter um lado cívico, e acabou por se envolver — musicalmente — na política, num “partido um pouco diferente do que é agora”. Não gostou nada do hino que tinham, tanto que resolveu oferecer um outro de sua autoria, mais uma vez com letra de Rosa Lobato de Faria, o tema “Para a Voz de Portugal ser Maior”. “E fiz a campanha, claro”, aponta. Apesar do hino gratuito, foi paga pelas actuações."
In observador.

Como a voz de Dina já não consegue segurar as notas musicais, o "Penafiel, terra nossa", presta-lhe esta singela homenagem, pois apesar de tudo "Há sempre música entre nós".







Bom domingo!