25 outubro 2015

OS BOMBOS DE RUI JÚNIOR



OS BOMBOS DE RUI JÚNIOR
 


Rui Júnior nasceu em Vila Nova de Gaia em 1956. 

Começou a tocar percussão nos Escuteiros. 

1980/81 - Estudou percussão na Bélgica, com Mustapha El Iraki e com Lou Mac Connell.

1982 - Regressa a Portugal e inicia a sua actividade como músico e forma os O Ó Que Som Tem?. Os outros músicos do grupo de percussão eram Rui Vaz, José Martins, José Salgueiro, Fernando Molina e João Nuno.

Dirige o Projecto de Percussões "Tocá Rufar" – um grupo de 300 jovens percussionistas -criado para apresentar um espectáculo na Expo'98, integrado na Programação Prioritária Nacional, representativo do instrumento tradicional português "O Bombo".

Acompanhou espectáculos e participou em diversas obras discográficas de artistas portugueses como Júlio Pereira, Fausto, José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Janita Salomé, Vitorino, Rão Kyao, Jorge Palma, António Pinho Vargas, Amélia Muge, João Afonso e Carlos Barretto, entre outros.

Excertos dos seus álbuns foram utilizados em “Canto Luso” - Companhia Nacional de Bailado - coreografia de Dave Fielding, Rui Lopes Graça e Armando Maciel (1998) e em “Mazurca Fogo”, Wuppertaler Tanztheater - coreografia de Pina Bausch para o Festival dos 100 dias – Expo'98.

Como Director artístico Rui Júnior é coordenador de: "O Dia do Meio da Expo'98  – A Festa dos Tambores", evento que envolveu cerca de 800 intervenientes; "Dia de Portugal" na Expo 2000 Hannover, com a participação de 21 grupos musicais; “ Euforia 2001 Merceyside Street Festival” – envolvendo 70 artistas de 8 companhias de países distintos, nas áreas da música, dança e teatro - Liverpool – Inglaterra 2001.

Em Portugal, Rui Júnior é frequentemente solicitado para realizar acções de formação e dirigir espectáculos de fusão, envolvendo grupos tradicionais de “ Zés Pereiras”, grupos de “Bombos de Lavacolhos” e Escola de Samba, entre outros .


1983 - Foi editado, através da Sassetti, o LP "Rui Júnior e O Ó Que Som Tem?".


1996 - Em Maio, sai o álbum "Ó Tambor". No disco participam Amélia Muge, Finka Pé e José Mário Branco.


1998 - Um novo disco, "O Mundo Não Quer Acabar", é editado em 1998. O grupo era formado por Rui Júnior, Fernando Molina, Mário Santos, Nuno Patrício, João Luís Lobo e António José Martins.

Colaboram no disco Amelia Muge, José Peixoto, Alexandre Frazão, Daniel Nhelas, Sir Aurélio dos Santos, e ainda a orquestra de percussão Tocá Rufar. O disco é nomeado para os Prémios José Afonso.

"Nortada/Ó Malhão" aparece na compilação "Exploratory Music From Portugal 04".

Este é um disco mágico, um misto de fantasia e grande energia, um disco onde a percussão é elevada ao lugar mais alto. Tantos sons, tantas influências e tantas histórias se misturam por aqui, convergindo num disco absolutamente inesquecível. 

Figura de proa da percussão nacional, Rui Júnior quando junta uma quantidade de bombos, só pode acontecer uma coisa: TOCÁ RUFAR.





- Bom domingo!