22 setembro 2015

1961 - FESTA SEM FESTANÇA


1961 - FESTA SEM FESTANÇA



O ano de 1961, começou mal e fechou pior para Portugal.



Logo no mês de Janeiro, dá-se o assalto ao paquete Santa Maria, comandado pelo ex- capitão do exército português Henrique Galvão, criando uma crise política contra o regime de Salazar.


A 4 de Fevereiro inicia-se em Angola a Guerra Colonial, e a resposta de Salazar foi enviar tropas já e em força para a antiga colónia portuguesa em África.



No RAL 5 em Penafiel, formam-se duas baterias de artilharia para combaterem em Angola.

Devido aos acontecimentos em Angola, a comissão de festas do Corpo de Deus, resolveu realizar unicamente as cerimónias religiosas eliminando as festanças do programa. 

Assim, no dia 31 de Maio realizou-se pela primeira vez uma procissão de velas seguida de sermão nas festas do Corpo de Deus. 

No dia seguinte, quinta-feira, 1 de Junho de 1961, houve missa cantada e procissão.

O tempo frio e chuvoso que se fez sentir, não permitiu que a procissão percorre-se totalmente o itinerário do costume, não se efectuando a bênção da cidade do alto da escadaria do parque do santuário.



A procissão do Corpo de Deus nesses tempos em Penafiel, constituí-a um grande espectáculo de fé cristã, atraindo à nossa terra milhares de forasteiros.

A procissão deste ano, seria como nos outros anteriores rica e majestosa, mas a chuva estragou em parte o desfile pelas ruas da cidade, que no entanto foi presenciada por grande multidão de pessoas.

Foi pregador das cerimónias religiosas o rev. dr. António Joaquim Alves das Neves, sendo as festas abrilhantadas pelas bandas de música de S. Pedro da Cova, Lagares e Paço de Sousa.


Com todos estes azares, o ano de 1961 não podia acabar pior para o regime de Salazar, com a ocupação e anexação pela União Indiana no dia 19 de Dezembro de Goa, Damão e Diu, terminando o Estado Português da Índia, sendo o começo do fim do Império Colonial Português. 

Com mais ou menos cartaz, que me lembre, foi o único ano em que houve festa sem festança, no Corpo de Deus em Penafiel.