18 outubro 2015

GO GRAAL BLUES BAND



GO GRAAL BLUES BAND


1975 -  É formada a banda  de blues rock,Go Graal Blues Band, que, contrariamente ao que era habitual na época, cantava unicamente em inglês.

A sua formação inicial era a seguinte:

João Allain (guitarra)
Artur Paes (baixo)
Zito (bateria)
Tony Sousa (guitarra) e
José Carlos Cordeiro (voz)

Após várias experiências a formação estabiliza com:

Paulo Gonzo - voz e harmónica
João Allain - guitarra solo
Raúl Barrigas dos Anjos - bateria
Augusto Mayer - harmónica
António Ferro - baixo
João Esteves - guitarra
José Carlos Cordeiro - voz principal



1979 - A empresa discográfica Imavox firma contrato com o grupo e edita o LP "Go Graal Blues Band".

Este primeiro LP, onde o grupo assume totalmente uma postura dedicada ao blues eléctrico, notório em temas como "Baby, I Wanna…", "The Fault Is Her Own" e "The Last One".

 A 22 de Setembro, a convite de José Nuno Martins realizam o primeiro concerto com raios laser no Instituto Superior de Agronomia. Este concerto foi transmitido em directo pela RTP 1 e consta dos arquivos da RTP.
1980 - lançam dois singles:

 
 "They Send Me Away", apresentando um som mais rock e o single "Lay Down", vindo este a atingir o primeiro lugar do Top no Rock Em Stock.


1982 - Sai um novo LP "White Traficc". Da formação original só já restam Gonzo e Allain. O baixo é de Fernando Delaere e a bateria de Hippo Birdie. A evolução musical do grupo é bem notória e a sua caminhada rumo ao sucesso (não tanto de vendas de discos, mas sim de espectáculos), também.

Deste disco fazem parte temas como "N'Roll", "Lonely", "Guetto Drunk" e o verdadeiro momento em que se juntam todos os amigos da banda para cantarem em coro no tema "Hot River" (fazem parte do coro João David Nunes, Frodo, Fernando Quinas e João Magalhães).

Divergências internas quanto à autoria dos temas levam à saída de Delaere e Birdie (que vão para a "trupe" de Garcez - Os Roxigénio) e novos membros são recrutados: Mário Pereira (ou Márito), natural de Vale de Espinho (Sabugal), ex-elemento do grupo Spartaks, da Guarda; entra para a bateria e Henrique Leite vai para o baixo. É editado o Mini-LP "Blackmail" onde se encontram temas de Blues/Rock fabulosos como "Champagne All Night", "Love Fashion" ou "Midnight Killer". Nunca a Go Graal Blues Band soou tão pesada como nesta fase. 


1984 - Em 1984 é editado um Máxi-Single  "Dirty Brown City", "Fast Flirt" com temas como "Dirty Brown City", "Fast Flirt" e "Wild Beat Blues". Nesse ano dá-se a reentrada de Tó Andrade para o baixo, a convite de João Allain.


1987 - Foi lançado o último álbum da banda, "So Down Train", com uma sonoridade mais amadurecida mas longe do sucesso de outras épocas. O último disco da Go Graal traz-nos temas como "They Don't Give A Damn", "A Little Bit" ou "City Lights".

Após o lançamento desse LP, Paulo Gonzo abandona a banda para se lançar numa carreira a solo. É substituído por João Melo, passando a banda a ser constituida por João Melo, João Allain, Tó Andrade, Leonel Cardoso (sax), Fernando Costa (teclas) e Chico Cardoso (bateria). Após cerca de seis meses, regressa Mário Pereira à bateria e o 1º cantor José Carlos Cordeiro. 

Devido ao fracasso comercial do LP "So Down Train", reflectindo-se na diminuição do número de espectáculos, o grupo toma a decisão de se dissolver, levando, no ano de 1989, à extinção de um dos grupos mais marcantes de blues/rock em Portugal.

Vamos ficar com esta gravação da RTP do tempo do twist, sendo o vocalista o José Carlos Cordeiro vendo-se Paulo Gonzo que viria a ser mais tarde o vocalista da Go Grall Blues Band no lado direito de harmónica.







- Bom domingo!