29 setembro 2015

AMÉRICO TOMÁS - NUMA VISITA RELÂMPAGO



AMÉRICO TOMÁS
NUMA VISITA RELÂMPAGO



No tempo do arroz de quinze, o comboio chegava a todo o país, e o alto majestade da nação utilizava este transporte público para se deslocar.

Segunda-feira, dia 31de Agosto de 1964, Sua Excelência o Senhor Presidente da República Almirante Américo Tomás, vindo da cidade de Bragança, onde foi assistir às festas comemorativas do 5.º centenário, parou na estação do caminho de ferro de Penafiel em Novelas, a pedido do Sr. Presidente da Câmara de Penafiel Coronel Cipriano Fontes.

Logo pelas 14h, grande massa populacional de Penafiel, começou a convergir para a estação do caminho de ferro.

Uns a pé, outros nos mais variados meios de transporte, já que havia camionetas gratuitas para o efeito, lá foram na ânsia de verem e saudarem o mais alto Magistrado da Nação.

Quando o comboio chegou à estação de Penafiel pelas 15,42h, mais de dois milhares de corações penafidelenses pulsaram durante os escassos dez minutos que foram os da demora do comboio  especial na estação do caminho de ferro de Penafiel pelo Presidente da República.

FOTO DE ALEX BORGES

Muitos foram os organismos que estiveram presentes:

Presidente da Câmara e todo o executivo camarário, Mocidade Portuguesa, R.A.L. 5, professores e alunos da Escola Industrial e do Colégio do Carmo, que se fizeram representar na máxima força, das oficinas aos estabelecimentos comerciais que encerraram as suas portas na cidade de Penafiel para facilitarem a ida do seu pessoal para saudarem o Presidente da República Portuguesa d'aquém e d'além- mar. 

Sua Excelência o Chefe de Estado recebeu os cumprimentos das autoridades que ali compareceram na sua totalidade.

O Sr. Presidente da Câmara de Penafiel, Coronel Cipriano Alfredo Fontes, subiu ao vagão presidencial para saudar o Supremo Magistrado da Nação, com quem trocou breves palavras.

FOTO ANTONY
De seguida, o senhor Almirante Américo Tomás assomou a uma das janelas da carruagem para agradecer a presença da multidão que o vitoriou durante todo esse tempo.

Foram levantados muitos vivas a Portugal e ao Chefe de Estado e ao Governo, constituindo este acontecimento uma grande jornada de patriotismo  e fé nos destinos da Nação de Salazar e dos homens que tão inteligentemente a sabem governar e engrandecer.

No final, o sr. Presidente da Câmara de Penafiel foi muito cumprimentado e felicitado pelo êxito obtido pela recepção ao Chefe de Estado, enquanto o comboio onde seguia o Almirante Américo Tomás, rumava à capital.

Evidentemente que nos dias que correm, toda a comitiva viaja em carro do estado de alta cilindrada, com chofer a conduzir o mesmo e por vezes com batedores da polícia a abrir caminho.

Mas não julguem que é por causa das linhas férreas que nos obrigavam a decorar na antiga 4.ª classe (já parte substancial delas não existirem), é que agora podemo-nos dar a estes luxos destas mordomias, pois fazendo fé nas palavras da nossa ministra das finanças Luís Albuquerque, os cofres estão cheios.