14 outubro 2015

BOXE NA PRAÇA DE TOUROS DE PENAFIEL



BOXE NA PRAÇA DE TOUROS
DE PENAFIEL



A Praça de Touros de Penafiel, foi palco de um espectáculo de boxe, organizado pela direcção do Sport Club de Penafiel, no dia 22 de Setembro de 1935, pelas 16 horas.

Este espectáculo de pugilismo, esteve marcado para o dia 8 e 15 do mesmo mês, mas foi sucessivamente adiado, só se realizando no dia 22, entre amadores desta cidade e alguns amadores e profissionais da cidade do Porto.

No cartaz figuravam os seguintes nomes:

Entre os penafidelenses contam-se os senhores: Belmiro Guedes, Herculano Barbosa, Eduardo Faria de Abreu, Alcino Ribeiro Coelho, Alfredo S. Barbosa e Leandro Sanhudo.

Os segundos são homens internacionalmente conhecidos na arte do murro: Jaime Maria Vinha dos Santos, Armando Taveira, Ferreira Júnior, Rodrigo Tamegão e Albano Campos do Fluvial Clube do Porto. 

Os encontros serão em três rounds para os amadores, e em oito para os profissionais.


Foram os seguintes os preços para estes desafios:

Cadeiras de Ring ---------------------------- 4$00
Barreiras -------------------------------------- 2$50
Bancada Geral ------------------------------- 1$50

Cerca de 1000 pessoas assistiram à sessão o que compensou em parte o clube organizador que não olhando a despesas vem proporcionando aos penafidelenses, interessantes diversões.

O resultado dos combates em número de seis, foram os seguintes:

1.º Combate - Jaime Maria Vinha dos Santos, do Porto, mais conhecido por Vinhas o Rei do KO, venceu o penafidelense Herculano Barbosa, por KO ao primeiro round, fazendo juz à sua fama.

2.º Combate - Alcino Coelho e Eduardo Abreu ambos de Penafiel, fizeram um combate nulo.

3.º Combate - Domingos Cunha venceu aos pontos o também penafidelense Belmiro Guedes.

4.º Combate - Leandro Sanhudo de Penafiel, venceu o seu conterrâneo Alfredo Barbosa, por desistência deste ao 2.º round.

5.º Combate - Seguiu-se um animado combate entre dois amadores do Fluvial do Porto, que agradou aos espectadores.

6.º Combate - No final os citados profissionais Armando Taveira e Ferreira Júnior deliciaram a assistência, com interessante demonstração de pugilismo. 

Estes combates foram arbitrados pelo portuense Eduardo Rocha, sendo cronometrista o sr. Ferrão, ambos pertencendo à Delegação do Norte da Federação Portuguesa de Boxe.


Neste dia os touros, os forcados, os cavaleiros e os toureiros, deram lugar a estes combates de boxe, que "animaram" alguns penafidelenses nesta longínqua tarde de domingo.