04 outubro 2015

DEAD COMBO



DEAD COMBO


A banda é constituída por dois membros apenas: Tó Trips (guitarras, ex-Amen Sacristi, ex-Lulu Blind) e Pedro Gonçalves (contrabaixo, kazoo, melódica e guitarras, ex-Ovo). 

Os membros conheceram-se em 2001, quando no final de um concerto, Tó pediu boleia a Pedro sem saber que este não tinha carro. Foram então ambos a pé até ao Bairro Alto e, no meio da conversa, surgiu a ideia de gravarem um álbum em tributo ao génio da guitarra portuguesa, Carlos Paredes.


Os Dead Combo são uma banda portuguesa cujas maioritárias influências musicais são o fado, o rock, as bandas sonoras dos Westerns, música da América do Sul e de África.

2002 - Ano referido pela banda referente à sua formação.

  

2004 - Lançam o seu álbum de estreia "Volume 1", cuja sonoridade inovadora foi recebida com entusiasmo pela crítica portuguesa. Das colaborações em "Volume 1", note-se as presenças de Zé Pedro e Gui (Xutos e Pontapés), Nuno Rebelo, Sérgio Nascimento, Sérgio Costa, Johannef Krieger e a Orquestra Sinfónica da Transilvânia. Esta última aproveitada de um disco que Pedro Gonçalves tinha em casa.

A banda sonora de um filme de Edgar Pêra, premiado no Vídeo Lisboa 2003, é outro dos cartões de visita dos Dead Combo.
2005 - Charlie Gillet fez uma selecção dos "Melhores de 2005". Nessa lista constam os Dead Combo com o seu álbum de estreia Vol.1

"Vol.1" foi acarinhado em Inglaterra por este radialista Charlie Gillett, divulgador de world music, que distinguiu a estreia dos portugueses como Disco do Mês no seu programa, em Dezembro de 2005. O melómano comparou a música dos Dead Combo à de Marc Ribot, Calexico e Ry Cooder, mostrando-se «deslumbrado» com a performance da dupla ao vivo.


2006 - É lançado o Vol. 2 - Quando A Alma Não É Pequena. Os sons do fado, dos westerns e das orquestras mariachi continuam a conviver nas 15 faixas do álbum, que conta com a participação de Paulo Furtado (Legendary Tiger Man, WrayGunn), Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho, Humanos, David Fonseca), Nuno Rafael (Humanos, Sérgio Godinho), João Cardoso (Humanos, Sérgio Godinho) e Peixe (Pluto, DEP).


2007 - Gravam Guitars From Nothing.
“Guitars From Nothing" é editado no formato LP12" (em vinil preto de 140grs), numa edição limitada a 500 unidades, com grafismo a cargo de Tó Trips. Composto por 13 temas (11 dos quais ineditos), são trechos geniais do melhor que a música portuguesa conheceu nos últimos anos, é a guitarra...


2008 - Lançam o mais ambicioso "Lusitânia Playboys", onde reúnem um número considerável de convidados, entre os quais Howe Gelb (líder dos Giant Sand) e Kid Congo Powers (ex-Gun Club e ex-Bad Seed de Nick Cave). Os Dead Combo expandem o seu som e inauguram o termo tango-billy.


2011 - Aparece Lisboa Mulata marca uma nova abordagem dos Dead Combo, pois é um álbum bastante mais ecléctico, apelando ao ritmo e influências de África.

2012 - Abrem-se novas portas aos Dead Combo. Dão um grande concerto na Aula Magna. Aparecem no programa culinário de Anthony Bourdain sobre Lisboa e, consequentemente, entram no top 10 do iTunes americano. São convidados a actuar na estreia de Cannes do filme "Cosmopolis", realizado por David Cronenberg e produzido por Paulo Branco.


2014 - Regressam aos discos em Março com "A Bunch of Meninos".

A Bunch of Meninos é o mais recente capítulo de um dos mais singulares projectos musicais nascidos em Portugal ao longo da última década. No texto de Pedro Gonçalves que acompanha o disco, o músico fala deste projecto como «a narração de uma aventura de perseguição e sobrevivência, misto de dura realidade e estranho sonho, passado numa qualquer cidade sinuosa e cinzenta (…)». Criado em 2002, o duo lisboeta é indissociável das influências e das vivências que geraram a sua música.

Para “cantarem” estes retratos não precisam de uma voz. Precisam apenas de uma guitarra e um contrabaixo que, influenciados por uma certa vivência do rock’n’roll, conjuram anos de música e atravessam continentes, reunindo o fado e os blues na mesma canção.

Este duo é uma referência na nova música portuguesa. Para quem não os conhece será uma boa surpresa esta "Lisboa Mulata".






- Bom domingo!