20 setembro 2015

FREI FADO



FREI FADO
OU FREI FADO D'EL REI


Formados no Porto, em 1990, os Frei Fado d’el Rei construíram o seu projecto em torno de um som rico em elementos provenientes de raízes diversas.


Saudade, destino, amor, histórias de reinos sagrados, de caravelas partindo para o mar, rotas da seda trazendo rumores de estranhas lendas e memórias.

A formação actual dos Frei Fado é:
Carla Lopes, na voz.
Jorge Ribeiro, no baixo acústico.
Ricardo Costa, na guitarra.
Rui Tinoco, nos teclados e programações.
Zagalo, na bateria e percussões.



1994 - participaram na compilação "Filhos da Madrugada", disco de homenagem a José Afonso, com uma versão do tema "Que Amor Não Me Engana". O convite surgiu após vencerem uma competição para escolher os dois últimos participantes do disco.


1995 - Os Frei Fado d'El Rei lançaram o seu primeiro álbum, "Danças no Tempo", que contava com dezasseis temas originais.


1998 - É editado o segundo disco da banda "Encanto da Lua". Conta com a participação de Vitorino, Uxia e Janita Salomé.


2004 - Em 2003, deram um concerto por ocasião das comemorações dos 1.000 anos do Mosteiro de Leça do Balio. O terceiro disco da banda é o registo ao vivo desse concerto, editado no ano seguinte.


2007 - Sai o  álbum "Senhor Poeta: Um tributo a José Afonso,  editado pela Ovação em Abril. O disco recebeu o Prémio José Afonso 2008. 


2012 - Em Setembro de 2012, a banda editou um novo álbum de originais, "Se o Meu Coração Não Erra" (agora assinando apenas "Frei Fado"). Este disco marca uma renovação na linguagem musical do grupo, que descola das influências populares e medievais para assumir texturas sonoras mais ousadas, assentes numa estética mais contemporânea. 


2015 - Este novo trabalho “O Quanto Somos Semelhantes” é um ensaio sobre o fascínio pelas nossas semelhanças

A projecção da nossa identidade às vidas dos outros! A forma como reconhecemos, e como às vezes nos é difícil acreditar num mundo mágico, simétrico, onde constantemente nos revemos uns nos outros.

Espelha o carácter romântico das relações, abordando o amor e a harmonia, mas também a ausência, a privação e toda a fragilidade perante a solidão. 

Assenta na procura por uma tradução musical dos mecanismos que suportam as relações entre as pessoas, interpretando e desafiando os poemas escolhidos de autores como Valter Hugo Mãe, Eugénio de Andrade, Manuel António Pina, António Mega Ferreira e José Jorge Letria.
 


Mais do que uma súmula premeditada de géneros, a evolução musical da banda obedeceu a um processo natural de fusão entre o imaginário do fado, da música popular e do flamenco, de forma equilibrada e harmoniosa.

Vamos ficar com esta canção "Amores do Douro", que começa assim:

Ó meu amor se te fores
Leva-me no teu coração
Eu navego nos teus olhos
E tu no meu coração






- Bom domingo!

1 Comments:

Blogger Carlos Monge García said...

Hola Fernando, pra um trabaho de poesía duma amiga estou buscando la letra de la cancao Mediantal, que está en latín. Tendrasla vose?
Obrigado

7:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home