21 outubro 2015

SEMANA DO CAFÉ COLONIAL



SEMANA DO CAFÉ COLONIAL


O grande impulsionador e organizador da Semana do Café Colonial foi Carlos Galvão.


A«Semana do Café Colonial» estava inserida, na politica de aproximação da Metrópole com as Colónias, e faz parte da estratégia para que se consiga a unidade económica do Império Português. 

Por circunstâncias várias é o mercado português invadido por cafés estrangeiros de todas as categorias, com manifesto prejuízo da economia da maior parte das nossas colónias.

Maior produtora de café em Angola

A «Semana do Café Colonial» tem como primeiro objectivo abrir o caminho para este desejado aumento de consumo de café, assim como a preferência pelo produto nacional.

O período de propaganda foi fixado para a semana de 14 a 20 de Julho de 1935.

Vão ser estabelecidos postos oficiais de vendas em Lisboa, Porto e Coimbra. 

Em locais concorridos, onde possível em praças públicas e ao ar livre, será vendido o café à chávena, onde bandas regimentais darão diariamente concertos. A venda durante esse período será simultânea nos estabelecimentos da especialidade, restaurantes, hotéis, botequins, etc.

A 1.ª Semana do Café Colonial Português, realizou-se em Lisboa de 14 a 20 de Julho de 1935.

Na Agência Geral das Colónias será organizado um pequeno mostruário dos cafés, tipos comercial, das nossas colónias e um posto de provas. Ao mesmo tempo será posto à venda, em pacotes de 250 gramas, dois lotes de cafés puros, compostos com o produto originário das Colónias portuguesas.

Patrocinada pela Agência Geral das Colónias, realizou-se de 21 a 28 de Julho de 1935, na cidade de Penafiel a Semana do Café Colonial, com a finalidade de tornar conhecido do público estes maravilhosos cafés das nossas colónias.

Nesta cidade o Café Colonial vendeu-se à chávena, nos seguintes estabelecimentos e casas de recreio:

Café Sociedade


Restaurante Morais


Grémio Penafidelense


Clube de Penafiel

e moído nos estabelecimentos de:

Manuel M. G. Melo

Alberto F. Magalhães

Vitorino Silva Carvalho & C.ª

Mercearia Morais



Nos dias 25 e 28 de Julho, ou seja respectivamente quinta-feira e domingo à noite, no jardim público e durante o concerto da Banda de Infantaria 6, foi distribuído gratuitamente em chávena, o saboroso Café Colonial.


Sendo grátis esta distribuição de café, serão contudo aceites qualquer quantia, as quais se destinam à benemérita Corporação de Bombeiros Voluntários de Penafiel.

Se actualmente Portugal não produz café (já que as suas antigas colónias deram lugar a novos países), não é motivo para deixarmos de consumir café vindo dos novos países de língua oficial portuguesa, pois segundo os apreciadores desta saborosa bebida, continuam a ser dos melhores do mundo.