27 setembro 2015

ANTÓNIO VARIAÇÕES



ANTÓNIO VARIAÇÕES


António Joaquim Rodrigues Ribeiro, conhecido por António Variações, nasceu a  3 de Dezembro de 1944, no Lugar do Pilar, freguesia de Fiscal, concelho de Amares, distrito de Braga.

Em 1957 vai morar para Lisboa, onde se dedicou a várias actividades profissionais desde empregado de escritório até barbeiro.


António Variações, usava barbas longas e vestia roupas extravagantes aos olhos da maioria. Mas o António não queria saber. Procurava a provocação como forma de afirmar a sua independência. A sua identidade. 

No ano de 1978 grava uma maqueta com alguns temas, que apresenta à Valentim de Carvalho, com a qual assinará contrato.



1982 - Grava o seu primeiro disco, um single com as canções "Povo que lavas no rio", e "Estou Além" de sua autoria.



1983 -  gravou o seu primeiro LP, Anjo da Guarda com dez faixas, todas de sua autoria, onde se destacaram os êxitos É p´ra Amanhã e O Corpo É que Paga.


1984 - No mês de Fevereiro, António Variações entra em estúdio com os músicos dos Heróis do Mar para gravar o seu segundo longa duração que se intitulará "Dar e Receber". O tema mais conhecido deste disco é, sem sombra de dúvidas, "Canção De Engate" que, se tornará num enorme sucesso. 

Enquanto a Canção de Engate tocava nas rádios, António Variações era internado em Maio desse mesmo no Hospital e, no dia 13 de Junho de 1984, morre em consequência de uma broncopneumonia bilateral grave, na Clínica da Cruz Vermelha.



1994 - Em Janeiro de 1994 é editado um disco de homenagem a António Variações que reúne, em torno de versões do cantor, os nomes de Mão Morta, Três Tristes Tigres, Resistência, Sitiados, Madredeus, Sérgio Godinho, Santos e Pecadores, Delfins, Isabel Silvestre e Ritual Tejo.


1997 - É editado o CD "O Melhor de António Variações", o qual recupera material editado em todos os seus discos.



2004 - Em Dezembro, foi lançado um álbum em sua homenagem, com canções da sua autoria que nunca tinham sido editadas; sete conhecidos músicos portugueses formaram a banda Humanos e gravaram 12 músicas seleccionadas de um conjunto de cassetes "perdidas" no património de Variações administrado pelo irmão, Jaime Ribeiro.


2006 - Sai uma compilação intitulada "A História de António Variações - Entre Braga e Nova Iorque".

Ninguém tenha dúvidas que com a sua morte desaparece um dos maiores renovadores da canção portuguesa das últimas décadas.

Para recordar António Variações, aqui fica a Canção do Engate.




- Bom domingo!