07 setembro 2014

QUIM BARREIROS



QUIM BARREIROS


Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros mais conhecido por Quim Barreiros, é um cantor popular português que se acompanha de acordeão, conhecido pelas suas letras de duplo sentido.

Quim Barreiros, foi um dos cantores que fez parte do cartaz da Agrival de 2014. 


Estou convencido que foi dos que encheu o recinto, já que as suas canções brejeiras são do agrado da maioria do povo.

Mas se pensarmos bem, este cantor também é muito apreciado pelos futuros doutores e engenheiros deste país, já que Queima das Fitas que se preze, tem que ter uma noite dedicada a Quim Barreiros.

Parece-me o cantor ideal para feiras como a Agrival, já que anima o povão sem precisar de bailarinas a abanarem o rabo, como se tornou moda na música popularucha que por aí abunda e as televisões transmitem em doses industriais, principalmente aos fins-de-semana.



Mas o que pouca gente sabe, é que Quim Barreiros, nos anos 60, fazia parte de um conjunto chamado “Os Taras e Montenegro”.  

Um tema que ficou para a história da música ligeira portuguesa, gravada em 1968 por este conjunto, foi a canção "O Autocarro do Amor". 

 
Para os mais quarentões e cinquentões ouvir de novo este tema é recordar os bailes de garagem, as festas dos santos populares e os bailaricos nas aldeias ao som dos altifalantes ou dos tais conjuntos de fora. 

Quim Barreiros, quer se goste quer não goste, é um músico com um longo percurso na música de raiz popular.

Vamos ouvir este Autocarro do Amor, que nos anos sessenta fazia parte das canções que a malta trauteava nas excursões escolares, para animar a viagem.




- Bom domingo!