31 julho 2014

CAPELA OU IGREJA DA AJUDA



CAPELA OU IGREJA DA AJUDA


Para muitos penafidelenses a igreja de Nossa Senhora da Ajuda, situada no Largo com o mesmo nome, na cidade de Penafiel, continua a ser chamada erradamente de capela.

De uma maneira sucinta, vou tentar esclarecer o assunto.

A Confraria de Nossa Senhora da Ajuda, é muito antiga, pois já em 1653 falavam que os seus estatutos já existiam, e a sua Capela ficava fora do povoado.


Com a abertura de novos arruamentos, a Capela situada no centro do largo, dificultava as ligações entre a Rua Direita e a de Cimo de Vila, e ambas com a Rua Nova (hoje Dr. Joaquim Cotta).

Assim, para construir aonde actualmente se encontra metida entre o casario do largo, a confraria teve de comprar as casas que possuía António José Rebêllo desta cidade pela quantia de cento e dez mil réis como consta do Termo da Mesa de 22 de Fevereiro de 1781, e mais comprou ao Doutor Manoel d’Araújo Gomes, e mulher desta cidade as suas casas pela quantia de cento e oitenta mil réis, constante do Termo de Mesa de 15 de Dezembro de 1781, mais comprou ao Capitão Manoel de Souza Lopes e mulher D. Anna Joaquina de Queiroz da Casa de Ribaboa freguesia de Vila Cova de Vez d’Aviz, pela quantia de novecentos mil réis, por escritura de 19 de Abril de 1785 pelo Tabellião Francisco Gomes de Carvalho, mais comprou a Maria Pereira, viúva, e a seu filho José Vicente Moreira d’esta cidade do seu quintal pela quantia de cem mil réis por escritura de 27 de Agosto de 1785.


Consta do Termo de Meza de 15 de Dezembro de 1781 que a confraria obteve da Rainha D. Maria I a quantia de oitocentos mil réis pagos das sobras dos cabeções das cisas para ajuda das obras da capela.

No ano de 1785, iniciou-se a construção da nova capela de N. S. da Ajuda.

Em 1790 foi demolida a antiga capela, sendo a sua pedra aplicada para o ladrilho da sacristia, adro e o resto da pedra foi aplicada no alicerce da torre sineira.

Já em 1801, se pedia licença para erguer a torre, estando os trabalhos concluídos em 1803, embora já em 1800 havia Santíssimo Sacramento no altar.

Devido a infiltrações de humidade no templo, em 1866, a fachada da Capela é revestida com azulejos.

Devido a uma doação testamentária, em 1993, o Padre Albano Ferreira de Almeida, reorganiza com alguns fiéis da Paróquia de Penafiel, a Confraria da Senhora da Ajuda, e nestes novos estatutos aprovados por Dom Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo – Bispo do Porto, a 29 de Setembro de 1992, aparece no seu: 

Art.º 1  A Confraria de N.ª Senhora da Ajuda, de data pluricentenária, foi instituída na Igreja da Ajuda, da freguesia de Penafiel…

Sendo estes estatutos, dado entrada no Governo Civil  no dia 24 de Março de 1993, participação feita pelo Ordinário da Diocese do Porto da existência no fôro canónico da Confraria de Nossa Senhora da Ajuda, de existência pluricentenária, erecta canonicamente e com novos Estatutos aprovados em 29 de Setembro de 1992, com sede na Igreja da Ajuda, freguesia e concelho de Penafiel, distrito e diocese do Porto.

Portanto a partir desta alteração aos Estatutos, é que a Capela passa a designar-se Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.


Já no século XXI, no ano de 2003, duzentos anos depois das obras terem terminado, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, é dotada de toques electrónicos nos sinos e relógio. 


Nesta Igreja reza-se o Terço diariamente, embora talvez por falta de sacerdotes não se efectue a liturgia dominical, mas o que é mais grave, são os valores morais de certa gentalha, que andam ao nível da sola dos sapatos, pois já se tem verificado que embora haja um cadáver na igreja a ser velado pelos seus, nada impeça que no palco montado à porta da Igreja haja festança.