26 agosto 2014

O MUSEU DA ESTRELA



O MUSEU DA ESTRELA
EM PENAFIEL

Postal de 1897

O Museu da Estrela, foi o primeiro museu privado de Penafiel. 

Este museu ficava situado numa casa térrea na Rua do Bom Retiro, e era seu proprietário, Gilberto Dias de Castro ou Gilberto Dias de Menezes e Castro, já que me foi facultado consultar alguma correspondência dirigida ao dono do Museu da Estrela, que morava na Rua do Sacramento N.º4, e na mesma constavam os dois nomes.
 
Postal de 1898

No museu podia-se ver algumas colecções de postais ilustrados, caixas de fósforos e materiais exóticos recolhidos em Africa, incluindo sementes, fetos humanos e repteis conservados em recipientes de vidro. 

Os visitantes não pagavam nada para verem o museu, embora por hábito, deixavam algum donativos para ajudar a manter o mesmo em funcionamento.


Postal de 1891
O espólio do museu ia aumentando, com dádivas de amigos, que pontualmente ofereciam objectos antigos, e muito especialmente daqueles referentes à vida concelhia, como também publicações científicas e periódicas, que Gilberto ia organizando. 

Postal de 1911

Também pelo que se pode, ler neste postal de Mesquita de Figueiredo, advogado, de Lisboa, do ano de 1911, que encomendava ao nosso amigo uma dúzia de postais ilustrados, com os “Penedos encastellados – Santa Martha - Penafiel”.

Postal encomendado
Assim podemos concluir que o proprietário do Museu da Estrela, Gilberto Castro, também se dedicava à venda de postais ilustrados da nossa terra.

Depois a doença apareceu, e numa situação de carência material no início da década de trinta, Gilberto de Castro, foi incapaz de manter o museu em actividade.