10 agosto 2014

Milladoiro



MILLADOIRO



Os Milladoiro, um grupo galego de folk, com influências da música celta, formado em 1977 na Corunha.


 Os seus membros são:

Xosé V. Ferreirós
Nando Casal
Antón Seoane
Xosé A. F. Méndez
Moncho García
Roi Casal
Harry.c
Manú Conde



A sua extensa discografia

1977 - Milladoiro
1979 - A Galicia de Maeloc;
1980 - O Berro Seco;
1982 - 3;
1984 - Solfafría;
1986 - Galicia no país das Marabillas;
1987 - Divinas Palabras;
1989 - Castellum Honesti;
1991 - Galicia no Tempo;
1993 - A Vía Lactea;
1993 - A Xeometria da Alma;
1994 - Iacobus Magnus;
1995 - Gallaecia Fulget;
1995 - As Fadas de Estrano Nome (Directo);
1999 - No confín dos verdes castros;
1999 - Auga de Maio;
2000 - Aires de Pontevedra
2001 - Gloria Tibi Sit
2002 - O niño do Sol;
2002 - Adobrica suite;
2005 - XXV;
2006 - Unha estrela como guia
2008 – A Quinta das Lágrimas



No seu último álbum, «A Quinta das Lágrimas» (editado em 2008), os Milladoiro ligam, intimamente, a Galiza a Portugal. Há canções medievais galaico-portuguesas, há a Lenda/História de D.Pedro e D.Inês – o rei português e a rainha (coroada post-mortem) galega! –, há poesia de Luís Vaz de Camões (que ilustra essa História, no seu quarto canto de «Os Lusíadas»), há poesia de Fernando Pessoa («Mar Português», de «A Mensagem», em que os Milladoiro tocam para Mafalda Arnauth cantar, num fado que nos une ainda mais, nós portugueses e também nós galegos) e há o «Venham Mais Cinco», de José Afonso, declaração de amor e amizade à solidariedade entre os iguais, sejam do lado de cá desta fronteira fictícia (entre Portugal e Galiza) sejam de outra fronteira qualquer. José Afonso, que desde sempre, fez e desenhou o maior e mais indelével – musicalmente, entenda-se – traço de união entre os nossos dois povos, Portugal e Galiza. 


Em 1992, foi criada uma associação, que reúne actualmente 34 concelhos da Galiza e do Norte de Portugal baptizada de “O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular” .

Os municípios portugueses são Barcelos, Braga, Bragança, Chaves, Famalicão, Gaia, Guimarães, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Matosinhos, Mirandela, Penafiel, Peso de Régua, Porto, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Real.

A associação tem como membros galegos os concelhos de A Coruña, Barco de Valdeorras, Carballiño, Carballo, Ferrol, Lalín, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Riveira, Santiago de Compostela, Sarria, Verín, Vigo, Vilagarcía de Arousa e Viveiro.

Foi esta associação que encomendou ao Milladoiro um trabalho que tratasse a relação entre a Galiza e Portugal.


Nesse sentido, 'A Quinta das Lágrimas' surge como um relato musical centrado nesta euroregião, a antiga Gallaecia dos romanos.
Fazem parte do disco os seguintes temas:

1 – O Mar Português
2 – Cantigas N.º 49 e 159
3 – Inês
4 – A Quinta das Lágrimas
5 – Venham mais cinco
6 – Que Muyto Meu Pago
7 – Quen Poidera Namorala
8 – Sos
9 – Galope De Guistola


A história da galega Inês de Castro, que veio a ser rainha de Portugal depois de morta, está na origem do título desta obra, que pretende divulgar junto da população a história e a cooperação entre a Galiza e o Norte de Portugal.


Embora Penafiel esteja inserido nesta associação, o grupo Milladoiro nunca cá actuou, e estou convencido que muitos penafidelenses desconhecem este disco, que tem como base os dois eixos principais que articulam as duas regiões fronteiriças, o mar, a língua e a cultura, e recorda os grandes momentos que, através dos tempos, construíram a história do Noroeste Peninsular.

 
Hoje vamos ouvir O Mar Português, na voz portuguesa de Mafalda Arnauth, acompanhada pela música dos galegos Milladoiro, num verdadeiro abraço entre estes dois povos.



- Boas Férias!