03 agosto 2014

SERGE GAINSBOURG e JANE BIRKIN



SERGE GAINSBOURG e JANE BIRKIN


Serge Gainsbourg, compositor, cantor, actor, director e poeta, marcou uma época, e um estilo  até o fim da vida, em  2 de março de 1991, aos 62 anos de idade, foi um homem de paixões intensas, sucessos estrondosos e vida desregrada – boémio, fumava e bebia demais. 

Quando, em 1968, conheceu a bela e jovem atriz inglesa Jane Birkin, nas filmagens de Slogan, Serge Gainsbourg já tinha acabado de sair de uma relação com Brigitte Bardot. 


Estamos no ano de 1969, quando Serge Gainsbourg e Jane Birkin, apanhando a brigada da defesa da moral e bons costumes, assim como a censura distraídas, conseguem infiltrar no mercado português do vinil, em formato de single e de LP, a canção: “Je t’aime …moi non plus”.


No single aparece no lado A - Je t’aime …moi non plus, e do lado B – Jane B.


Capa do LP

Contracapa do LP

Já no LP a lista das canções é a seguinte:

1.     Je t’aime… moi non plus” (4:23) vocal de Jane Birkin e Serge Gainsbourg
2.     “L’anamour” (2:17) vocal de Serge Gainsbourg
3.     “Orang-outang” (2:28) vocal de Jane Birkin
4.     “a” (2:52) vocal de Serge Gainsbourg
5.     “18-39″ (2:39) vocal de Jane Birkin
6.     “69 année érotique” (3:21) vocal de Jane Birkin e Serge Gainsbourg
7.     “Jane B” (3:09) vocal de Jane Birkin
8.     “Elisa” (2:31) Serge Gainsbourg
9.     “Le canari est sur le balcon” (2:20) vocal de Jane Birkin
10.  “Les sucettes” (2:37) vocal de Serge Gainsbourg
11.  “Manon” (2:41) vocal de Serge Gainsbourg




Mais tarde a canção foi censurada em vários países como Itália, Portugal, Espanha, Suécia, e em muitos outros, sendo até no Reino Unido, país tão aberto a todas as novidades.

Na Inglaterra, a BBC baniu a música por considera-la inapropriada. 

Todas essas restrições só incentivaram ainda mais a sua divulgação que despertava uma curiosidade excitante nas pessoas, assim como provocou muita polémica nas páginas de muitos jornais, e graças a isso acabou por ser um sucesso mundial de vendas.


Em 1976, em França, esta música deu origem a um filme com o mesmo nome.

A realização esteve a cargo de Serge Gainsbourg, e o leque de actores era constituído por: Jane Birkin, Joe Dallesandro, Hugues Quester, Reinhard Kolldehoff e Gérard Depardieu 


Todos sabemos, que a canção, Je t’aime …moi non plus, quando apareceu, fez crescer e levantar muita “coisa”, que com o decorrer dos anos entrou em decadência, e por mais decibéis com que se ouça a canção, nunca mais teve o efeito de outros tempos.


- Bom domingo!