27 julho 2014

PETER, PAUL AND MARY



PETER, PAUL AND MARY


Hoje vou falar do trio Peter Paul and Mary, da música folk americana.

Duas guitarras e três excelentes vozes (duas masculinas e uma feminina), fundem-se e criam uma das melhores bandas folk americanas, até aos dias de hoje.

Peter Yarrow e Paul Stookey eram estudantes em Nova Iorque, quando encontraram Mary Travers, elemento de um coral dirigido por Pete Seeger.

Começaram por actuar em vários clubes de Greenwich Village, local onde tentavam os seus primeiros passos figuras importantes da folk-music como: Tom Patxon, Judy Collins entre outros.


Em 1962 gravam o seu primeiro álbum, contendo doze dos melhores clássicos do momento, como “If I Had a Hammer” e Early in the morning”.

O grande mérito deste álbum dentro da linha de um folk urbano, foi o de efectuar a ligação entre os primeiros grupos folk comerciais, e os autores compositores que davam à canção folk uma prespectiva política: Peter Seeger e Bob Dylan.

1963, sai o álbum “In the wind” no qual se assinala a viragem decidida da canção folk (as velhas baladas apalacianas ou as canções de trabalho nascidas nas prisões do sul – Worksong) para temáticas dos problemas de uma geração que começa a tomar consciência do ambiente frustrante e alienante que a rodeia.


Para tal contribuiu a morte de Kennedy e Martin Luther King, criando uma consciência política mais aguda na juventude americana.

Daí, as marchas de protesto sobre Washington, contra a guerra do Vietname e a segregação racial na América, onde Peter Paul and Mary tomaram parte activa.


Os seus álbum começaram a aparecerem no no Top Ten da Billboard por dez meses, incluindo sete semanas na posição nº1, e permaneceu pelas próximas décadas um sucesso de vendas estável, vendendo cerca de dois milhões de cópias.  

Este trio possui uma extensa discografia, em relação à sua curta duração, já que o grupo dissolveu-se em 1970.


  • 1962: Peter, Paul and Mary
  • 1963: Moving
  • 1963: In the Wind
  • 1965:A Song Will Rise
  • 1965: See What Tomorrow Brings
  • 1966: The Peter, Paul and Mary Album
  • 1967: Álbum 1970
  • 1968: Late Again
  • 1969: Peter, Paul and Mommy
  • 1970: The best of Peter, Paul and Mary

A música de Peter Paul and Mary é serena, suave, agradável, possuindo um conjunto de vozes extremamente belas e bem trabalhadas, polifonia vocal que não impedia uma audição total dos textos tão importantes nas suas canções.


For Loving Me uma bela canção que vamos ouvir na voz de Peter, Paul and Mary, e que nos faz regressar aos anos da nossa adolescência.


- Bom domingo!