29 novembro 2017

JOSÉ JOÃO

JOSÉ JOÃO
O NOSSO CANÇONETISTA


Desde muito novo que José João mostrava dotes de cançonetista.

Amigo e companheiro de escola José João, volta e meia animava a malta, cantando-nos canções da época.

Depois pisou o palco do recreatório, integrou o teatro revista cantando no Cine Teatro S. Martinho, animou concursos vestidos de chita, e por aí fora, até que gravou esta cassete intitulada Hino a Penafiel, aparecendo na capa da mesma com uma camisola com as cores do F. C. de Penafiel tendo como cenário a Bandeira da Cidade de Penafiel e do Futebol Clube de Penafiel.

As canções estão assim ordenadas:

Lado A

Penafiel
(José João / Prof. Albano Morais)

Ó Minha Velha Arrifana
(Prof. Albano Morais)

Vamos Pró S. João
(Prof. Albano Morais)

Você é Doida de Mais
(Lindomar Castilho)

Cantando
(Popular)


Lado B

Eu Estou Com Azar
(Lindomar Castilho)

O Circo Veio à Cidade
(José Guimarães / Resende Dias)

Oiçam
(Lindomar Castilho)

Em Você Eu Encontrei
(Lindomar Castilho)

Mon Amour, Meu Bem, Ma Famme
(Cláudio Roberto)

Se fosse hoje, o nosso amigo José João talvez tivesse mais oportunidades de vingar no mundo artístico, mas naqueles tempos era mesmo muito difícil, principalmente para quem vivia longe dos grandes centros urbanos.

Mas quem vê aqueles programas de domingo à tarde em qualquer canal de TV, em que chamam mais a atenção as bailarinas do que o cantor, o meu amigo José João metia muitos deles no bolso pequenino das calças.

Mas os tempos são outros e qualquer “Zé Cabra” consegue hoje gravar um disco com muita pior qualidade que o “nacional cançonetismo”.

Para ouvir e recordar José João, tenho esta gravação feita no tempo da Cassete (que diga-se em abono da verdade, não é pirata), e faz parte do meu espólio musical.