04 junho 2017

PRÉMIO CARREIRA 2017

PEDRO BARROSO
PRÉMIO CARREIRA 2017



No dia 22 de Maio de 2017, “Dia do Autor Português”, a Sociedade Portuguesa de Autores, atribuiu a Medalha de Honra de Carreira como forma de reconhecimento do seu trabalho ao autor Pedro Barroso.

Num país injusto em que muitas das homenagens só acontecem quando o homenageado já da lei da morte se libertou, desta vez a S.P.A., atempadamente ainda foi a tempo de alterar essa regra, já que Pedro Barroso atravessou recentemente uma fase muito crítica da sua saúde.

 

E como estamos a falar de Pedro Barroso, vou relatar como pela primeira vez me cruzei com ele. Certo dia que agora não posso precisar, Pedro Barroso veio actuar em Penafiel, mais propriamente no Largo da Ajuda.

Enquanto os músicos que o acompanhavam nestas andanças montavam o instrumental no palco instalado à frente da Igreja da Senhora da Ajuda, voltado para o largo, Pedro Barroso dormia uma soneca dentro do seu jeep estacionado na Rua do Paço em frente à Livraria Reis.

Por volta das 19 horas saiu calmamente e lá foi afinar as suas violas para estarem prontas no começo do espectáculo que ia começar às 22 horas.

Quando a coisa estava como ele queria, apenas eu, ele e os seus músicos se encontravam no local.

Dirigiu-se a mim e depois de uma troca de palavras fechamos um acordo de cavalheiros que constava no seguinte:

Eu guardava-lhe o instrumental enquanto eles iam jantar e ele Pedro Barroso antes do espectáculo autografava-me todos os seus Lps.

Como somos do tempo em que a palavra vale mais que qualquer papel assinado, escusado será dizer que ambos cumprimos o acordado.

Depois foi o desenrolar das canções que a sua veia poética cria e a sua voz de trovão veste.

Este ano lançou mais um CD com o título: Artes do Futuro, que aqui deixo para ouvirem na íntegra. Podem escolher a canção que querem ouvir, clicando no título da mesma que se encontra do lado esquerdo do vídeo... e francamente espero que gostem.





- Bom domingo!