28 maio 2017

ANTONIO PORTANET

ANTONIO PORTANET 

 
Hoje vou falar de um poeta, músico e cantor andaluz, que logo a seguir à Revolução dos Cravos, veio residir para Lisboa, onde participou em numerosos recitais, que se realizaram por todo o país, quando a cantiga era uma arma.


Nos anos 80 vai residir para Nova York, onde em Outubro de 1985, apresenta a exposição “Tesouros de Espanha”, na biblioteca pública da cidade, um trabalho musical sobre o livro de poemas de Frederico Garcia Lorca “Poeta en Nueva York.

De 1986 a 1989, estabelece-se na cidade de La Paz, capital da Bolívia, trabalhando em publicidade, cinema e como compositor. Compõe a música do filme chileno “ Los niños de Septiembre, premiada en Havana capital de Cuba em 1992.

Em París, participa com um dos seus temas na antología musical «Lo Mejor del Nuevo Flamenco».

No ano de 1997, participa no concerto em homenagem ao maestro Rostropovich.

Em 2005 escreve o libreto (texto usado numa peça musical tipo ópera), para a Ópera “El Alma de Martín Fierro” de Gerardo Di Giusto. 

Em 2016 participa na homenagem a Federico García Lorca, celebrado no auditório 1º de Maio na Festa do Avante, para comemorar o 80° aniversário do fusilamento do poeta, com Pedro Jóia (guitarra), Norton Daiello (baixo), Rui Borges (flauta), Vicky (percussões), e os convidados especiais Carlos Gutkin (guitarra) e Kent Queener (piano). 


Em Portugal publica dois Lps.

1978 – Muertes


Neste primeiro LP com o título “Muertes”, musica quatro poemas de Garcia Lorca (Romance Sonambulo – Cancion Ultima – El Gitano Apaleado e Los Reyes de La Baraja), um de Manuel Machado (Epitafio A La Muerte de Alejandro Sawa), um de Rafael Alberti ( Egloga Funebre) e um de Leon Felipe (Hermano).

1983 – Noche de Cuatro Lunas



Neste disco, veste musicalmente quatro poemas de António Machado (El Canto de Los Niños – Soneto – Coplas e La Plaza), dois de Frederico Garcia Lorca (Noches de Cuatro Lunas e Vals En Las Ramas).

Como podemos ver, Antonio Portonet, canta os grandes poetas do século XX do país vizinho.

Deste cantor que quase passou despercebido pelo nosso país, vamos ouvir Romance Sonambulo de Frederico Garcia Lorca, do seu disco Muertes.





- Bom domingo!