15 junho 2016

PAVIMENTAÇÃO DA AV. ARAÚJO E SILVA



PAVIMENTAÇÃO DA AV. ARAÚJO E SILVA


A abertura desta avenida fazia parte do desenvolvimento para a população e a comunidade ficar com uma ligação directa ao Hospital da Misericórdia.

Este ramal ia ligar a Praça Municipal e a estrada real 36 (hoje Rua Engenheiro Matos), passando em frente do Hospital da Misericórdia.

Para esta obra foi concedido o subsídio de quatro contos de réis, sendo ao mesmo tempo aprovados os respectivos estudos e atendida a petição neste sentido feita ao governo pela solicita vereação municipal deste concelho. Esta obra foi orçada em 7.723$000 réis.

No dia 7 de Março de 1894, o conselheiro António Ferreira d'Araújo e Silva, ilustre director das Obras Públicas, visitou os obras do Hospital de cujo projecto grandioso é autor e saindo dali foi inaugurar os trabalhos da nova avenida que mais tarde seria baptizada com o seu nome.

Mas é só em 1954, que se dá início à pavimentação da Avenida Araújo e Silva.



Foi aberto concurso público para a adjudicação da empreitada da pavimentação da Av. Araújo e Silva e Largo do Hospital, sendo as propostas apreciadas na reunião de Câmara de 3 de Abril de 1954.
Na reunião de Câmara de 27 de Maio de 1954, foi entregue esta obra de pavimentação e reconstrução do aqueduto de águas pluviais, na Av. Araújo e Silva desta cidade de Penafiel, ao empreiteiro Artur Lopes.

Na reunião de Câmara de 3 de Junho de 1954, foi decidido que as árvores que foram arrancadas da Av. Araújo e Silva, iam ser vendidas em hasta pública, com base de solicitação de 150$00.

Na reunião de Câmara de 5 de Agosto de 1954, foi aprovado um auto de medição de trabalhos da obra de pavimentação da Av. Araújo e Silva, sendo autorizado o pagamento ao empreiteiro Artur Lopes, a quantia de 80. 547$10.


Tendo esta avenida Araújo e Silva, sido inaugurada em 1894, só passados 60 anos é que aconteceu a sua pavimentação.

É de realçar que as obras nesse tempo eram de tal maneira bem feitas. que esta pavimentação ainda hoje perdura,  ao contrário de certas passadeiras colocadas há bem pouco tempo na cidade que têm que ser constantemente reparadas.

1 Comments:

Blogger carvalhosameiro said...

Passadeiras e não só.Vejam o estado em que se encontra a rua junto da loja Meo (Sameiro),vejam o estado das obras, nem sequer concluídas, junto da Escola Secundária do Sameiro, vejam em que estado se encontram os materiais usados nas obras de DESTRUIÇÃO, da Zona/Piscinas.

11:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home