01 junho 2016

O BAILE DOS FERREIROS E O RANCHO DAS FLOREIRAS NAS FESTAS DA CIDADE DE LISBOA EM 1906.



O BAILE DOS FERREIROS
E O RANCHO DAS FLOREIRAS
NAS FESTAS DA CIDADE DE LISBOA EM 1906.



Sob a direcção do Grande Club de Lisboa, em apenas mês e meio de trabalho, e dispondo de poucos recursos, conseguiu realizar nos dias 12, 13 e 14 de Junho de 1906, uma grande festa na cidade de Lisboa, em que reuniu uma porção bem característica dos nossos mais importantes factores sociais, os nossos elementos étnicos, com o condão de atrair a atenção, tanto de lisboetas como de turistas.


Foi convidado o Club dos Fenianos do Porto, que veio abrilhantar estas festas de Lisboa com o deslumbramento aparato da sua exibição.



No palco central iluminado na rotunda do Marquês do Pombal, se exibiram nas noites de 12 e 14 de Junho, actuaram todos os ranchos, sendo todos eles calorosamente aclamados, e saudados por vezes com entusiasmo, pelos alfacinhas.


Ali passaram desde os Pauliteiros de Miranda, com o seu traje epigono e a sua dança bárbara, ao Baile dos Ferreiros de Penafiel, com a arrogância viril dos seus grupos gentílicos, até às Floreiras de Guilhufe (Penafiel),  de aparatosos lenços de frocos, coletinhos de duraque (tecido forte, espécie de sarja) golpeados e chinela bispontada, e até às Tricanas de Coimbra, com a graça dolente e a poesia infinita dos seus cantares, todos fizeram vibrar de alegria quem assistia às suas actuações.



No cortejo nocturno, o número sensacional das festas, teve o merecido destaque e mereceu o mais comovido aplauso a representação do Club dos Fenianos, opulenta e artística. 


A passagem daquele desfile aparatoso e  imponente, que impressionava tanto pelo seu fino cunho de arte como se impunha pela simbólica da sua força.

Os Fenianos receberam em todo o percurso do cortejo calorosos aplausos, em homenagem à brilhante cooperação que vieram prestar ás festas.


Com a falta quase absoluta de elementos tradicionais localizados em Lisboa, o Grande Club de Lisboa, convidou para abrilhantar esta primeira Festas da Cidade de Lisboa, vários grupos de diversos pontos do país, entre eles dois grupos de Penafiel, o Baile dos Ferreiros e as Floreiras da freguesia de Guilhufe.

Os Ferreiros com o seu ensarelhado jogo de espadas, enquanto o rancho das Floreiras, constituído por camponesas que dançam com desenvoltura o Regadinho, a Caninha Verde, a Chula e o Vira, representaram dignamente Penafiel nestas Festas de Lisboa de 1906.


No próximo dia de Santo António, faz 110 anos, que o Baile dos Ferreiros e o rancho das Floreiras, dançaram, cantaram e encantaram nas avenidas da capital, o que é um orgulho para todos os penafidelenses, principalmente para os que ainda hoje mantêm estas danças e cantares de pé.