19 junho 2016

António Zambujo



ANTÓNIO ZAMBUJO



António Zambujo nasceu em Beja, Alentejo, a 19 de Setembro de 1975.

Aos oito anos, começou a estudar clarinete.

Quando tinha dezasseis ganhou um concurso destinado a jovens fadistas.

Rumou a Lisboa, e pela mão do guitarrista e compositor Mário Pacheco, conheceu os bastidores e os segredos do universo fadista, juntando-se ao elenco do Clube do Fado. 

Fez parte do elenco escolhido por Filipe La Féria para o musical Amália, em cena durante quatro anos. 

António Zambujo era nem mais nem menos do que Francisco Cruz, o primeiro marido da Amália.

Em 2006, ganhou o prémio Amália Rodrigues na categoria ´Melhor Intérprete Masculino de Fado´, atribuído pela Fundação Amália Rodrigues.

Em 2015 António Zambujo voltou sem medo onde já foi feliz: aos palcos. Começou o ano em Paris, onde deu 13 concertos em 12 dias e chegou ao nº1 do top de World Music do iTunes francês. Mais tarde, e depois de 3 noites entre os Coliseus do Porto e Lisboa, foi agraciado com dois Globos de Ouro para Melhor Intérprete Individual e Melhor Música, com “Pica do 7”. 

Em Junho de 2015 seria condecorado pelo Presidente da República com a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. 

Discografia:

2002 - O Mesmo Fado


É o seu disco de estreia contendo composições por si desenhadas, casando a melhor memória do fado com a novidade de eleição.

2004 - Por Meu Cante 


Este seu segundo álbum contribuirá ainda, de forma decisiva, para o prémio, de Melhor Intérprete Masculino de Fado, atribuído pela Fundação Amália Rodrigues. Torna-se “embaixador” da Música Portuguesa, representando-a em festivais internacionais (caso do Atlantic Waves, em Londres). Participa de uma homenagem especial a Alain Oulman, na Festa do Avante!. 

2007 - Outro Sentido


Este terceiro álbum de António Zambujo permite ao cantor de Beja edições na Europa e nos Estados Unidos e, em simultâneo, o direito a reclamar um lugar autónomo e eleito no planeta da world music, salvaguarda para muitos dos que, em diferentes latitudes, ousam a diferença, que pode passar sobretudo pela autenticidade, como é o caso. 

Com o álbum, lançado no selo World Village da editora Harmonia Mundi, e com as suas constantes viagens, Zambujo conquista novas praças-fortes de divulgação, nomeadamente a francesa (Outro Sentido esteve colocado no topo de vendas da poderosa cadeia FNAC).

2010 - Guia


Neste álbum, nota-se influências da música brasileira com a inclusão de temas assinada por novos valores brasileiros como Rodrigo Maranhão, Márcio Faraco ou Pierre Aderne, mas de igual forma com a solidificação de um núcleo admirável de contribuintes nacionais para a excelência do tesouro depositado na voz de António Zambujo – os poemas de Aldina Duarte, Maria do Rosário Pedreira, José Eduardo Agualusa, João Monge, as canções de Miguel Araújo. Esta lista chega para tornar transparente o crescimento “uniformemente acelerado” de António Zambujo, cujo reconhecimento e popularidade conduzem a espectáculos em países tão improváveis como Dinamarca (o seu concerto na Womex2010 deu direito a um programa de televisão exibido no prestigiado canal de televisão Mezzo), Noruega, Azerbaijão, Israel ou Bulgária. O seu trabalho vai sendo aplaudido pela crítica nacional (Blitz, Ípsilon/Público, Jornal de Letras) e internacional (revista Mondomix em França, revista Songlines em Inglaterra). Em paralelo, Zambujo confirma-se como valor acrescentado em festivais em Portugal (o Med de Loulé e Sines) e no estrangeiro (os franceses Chateauvallon e Nuits de Fourvière, respectivamente em Toulon e Lyon).

2012 - Quinto


Como opróprio nome indica, este é o "Quinto" álbum de António Zambujo. Canções como Lambreta ou Flagrante partem resolutamente para o “domínio público”.

2013 - Ao Vivo no Coliseu


Este é o primeiro registo ao vivo do cantor, e nele é possível ouvir as duas dezenas de temas que encantaram o público português. Gravado ao vivo no Coliseu dos Recreios em Dezembro de 2012, “Lisboa 22:38” inclui os grandes êxitos do cantor.

2014 - Rua da Emenda


Rua da Emenda, é um disco que ora é viela estreita para amores arraçados de fadista, ora se transforma em avenida larga para escalas que trazem todo o mundo (Brasil, França, Uruguai, África) para a dimensão maior de um artista português.
Esta Rua da Emenda é, afinal, uma rua do mundo. Generosa, coerente, variada e fascinante, como só acontece com aquilo que é tangente às nossas vidas.

No dia 21 de Agosto de 2016, os penafidelenses e não só, poderão ver e ouvir António Zambujo na Agrival.

Para já vamos ouvir um dos seus grandes êxitos "Flagrante", onde se junta o cavaquinho e o clarinete à guitarra portuguesa ao serviço da Bossa Nova - Coladeira e do Fado.






- Bom domingo!