13 março 2016

MAFALDA VEIGA



MAFALDA VEIGA


Ana Mafalda da Veiga Marques dos Santos, mais conhecida como Mafalda Veiga, nasceu a 24 de Dezembro de 1965, em Lisboa. 

Com 8 anos vai viver para Espanha durante 7 anos. Foi lá que o pai lhe deu sua primeira guitarra, tinha 15 anos. 

Já de regresso a Portugal (Alentejo) Mafalda alcançou o triunfo no Festival da Canção da cidade de Silves com a canção «Velho», da sua autoria (escreveu-a com 17 anos) . Corria o ano de 1984.


1987 -  Grava o seu álbum de estreia, "Pássaros do Sul", produzido por Manuel Faria (membro do grupo Trovante). O álbum ofereceu-lhe imediato reconhecimento nacional; o sucesso foi tanto que o disco chegou rapidamente às 10 mil cópias vendidas. Com o sucesso, recebeu prémios como o Troféu Nova Gente para Melhor Cantor e a oportunidade de representar Portugal no Festival Internacional da RTP na Jugoslávia. Este sucesso deveu-se quase exclusivamente à faixa "Planície".


1988 - Sai o seu segundo álbum de estúdio da cantora: " Cantar", e de novo com a produção de Manuel Faria. O disco recebe o Prémio Antena 1 para Melhor Disco, mas não atinge, contudo, as expectativas em termos comerciais. Apesar de canções como "Por Outras Palavras", "Nazaré", "Por Te Rever" ou "O Nome do Sal", falta-lhe um catalisador como a "Planície" do registo anterior.



1992 - Aparece com. «Nada se Repete» que contou novamente com a produção de Manuel Faria e, entre outros convidados, registava a participação de Luís Represas num dueto com Mafalda Veiga em «Fragilidade». Ganha o Sete De Ouro para o Melhor Disco, em 1993. 


1996 - Surge o álbum "A Cor da Fogueira", com uma nova musicalidade e produção a cargo de José Sarmento, do qual o maior sucesso foi a canção "O Lume". Este trabalho recebeu o Prémio Pedrada no Charco para melhor composição e produção do ano.


1999 - É editado "Tatuagem", marcando a entrada da cantora no selo Popular, da Valentim de Carvalho. A produção ficou a cargo de Manuel Paulo Felgueiras, membro do grupo Ala dos Namorados. Deste álbum, destacam-se os temas "Tatuagens", em dueto com Jorge Palma, "Cada Lugar Teu", "Um Pouco de Céu", "Uma Noite Para Comemorar" e ainda os temas "No Rasto do Sol" e "Gente Perdida", que viriam alguns anos depois a fazer parte de trilhas sonoras de novelas da Rede Globo.


2001 - Mafalda Veiga apresentou "Tatuagem" em três concertos esgotados no grande auditório do CCB e no Rivoli do Porto. Destes concertos resultou o álbum "Mafalda Veiga ao Vivo", disco de platina.


2003 - Surge o sétimo disco da carreira de Mafalda Veiga, "Na Alma e Na Pele". Este trabalho conta com a produção do ex-baixista dos Silence 4, Rui Costa. O álbum é constituído por onze canções originais onde se destacam o single de apresentação, "Uma Gota", e o tema "Cúmplices" dedicado ao Clube de Fãs.



2004 - Grava o seu DVD Songbook de Mafalda Veiga, que foi editado no dia 13 de Dezembro de 2004. O DVD  inclui ainda um CD áudio do espectáculo do Coliseu de Lisboa, no dia 5 de Outubro de 2003.


2007 - Em Maio de 2007 é editado o disco "Lado a Lado" gravado com João Pedro Pais. Juntos, Mafalda Veiga e João Pedro Pais, dão largas à imaginação e "Lado a Lado" exploraram novas sonoridades, unindo-se o universo musical destes dois intérpretes.
“Lado a lado” parte de um dos conceitos mais simples e naturais de que um disco pode partir: a junção de dois músicos para se “contagiarem” de música e de significados. Esse encontro aconteceu em primeiro lugar no Centro Olga Cadaval em Setembro de 2006 e aconteceu depois, durante a gravação deste disco que acaba, assim, por ser a oportunidade de repetirmos onde quisermos, quando quisermos, o momento ...



2008 - "Chão" estreou um novo produtor na carreira de Mafalda - Miguel Ferreira (teclista dos Clã). Quando se ouvir (com a calma e o tempo que reclama) este ‘Chão’ fértil, perceber-se-á como, por mérito conjunto da inspiração, da transpiração (há muito trabalho, aqui), da identidade e da mudança...



2011 -  Em "Zoom", Mafalda Veiga revisita as suas composições, atribuindo-lhes nova roupagem, e ainda acrescenta um original, «Largar Mais», como prenda para os fãs.
O disco é composto por 13 canções produzidas pela própria Mafalda Veiga e pelo baterista Fred Ferreira e que contou com a colaboração de J-Wow (Buraca Som Sistema), João Barbosa e Filipe Raposo.


2013 - Grandes Êxitos - Como o próprio nome indica, é uma compilação das canções com maior  êxito da sua carreira.
Hoje vamos ouvir "Pássaros do Sul", que trazem melodias para cantar às moças em noites de romarias, na voz melodiosa de Mafalda Veiga.









- Bom domingo!