17 fevereiro 2016

OS GRUTAS



OS GRUTAS
NO RECREATÓRIO

José Guimarães; Arnaldo Vilela, Carlos Couto; António Guimarães e Fernando Vale


No antigamente da vida, mal saíamos da quadra natalícia que ia do Natal (25 de Dezembro) até ao dia de Reis (6 de Janeiro), davam início no Recreatório "Os Leilões do Menino Jesus".

A paróquia  de Penafiel era dividida em zonas, e cada uma dela organizava o seu cortejo de oferendas, no domingo que lhe correspondia, sendo as mesmas leiloadas pelo sr. Albino Moleiro, leiloeiro de serviço de então.

Evidente que quando não havia futebol na terra, os ditos leilões eram muito mais concorridos, e quando o Futebol Clube de Penafiel jogava em casa, verificava-se um maior fluxo de povo aos mesmos no final do jogo.

O Padre Albano assistia aos mesmos sentado numa cadeira junto ao piano que se encontrava perto do palco.

Como isto de leiloar seca a garganta, volta e meia os leilões eram interrompidos, não só para o leiloeiro molhar a garganta, aproveitando-se esta pausa para haver música e pequenas peças de teatro, geralmente ensaiadas pela dona Maria Teresa.

Por lá passaram muitos fadistas e cançonetistas da nossa terra, e um conjunto que actuou bastantes vezes foram "Os Grutas", que também lá ensaiavam.




Num desses ensaios resolveram tirar uma foto junto ao gradeamento da galeria do 1.º andar, talvez para futuro cartaz ou simplesmente para mais tarde recordarem.

Este agrupamento era composto por:

Carlos Couto (de barbas) - Viola Ritmo e vocalista
Arnaldo Vilela - Viola Solo e vocalista
José Guimarães - Órgão
António Guimarães -  Bateria 
Fernando Vale - Viola Baixo.

Os Grutas nesta foto com Fernando Américo Rocha (Pina), José Guimarães, Arnaldo Vilela, Carlos Couto e António Guimarães.


Chegando também a fazer parte da banda o Fernando Américo Rocha (mais conhecido entre a malta por Pina), como Viola Baixo, o Joca irmão do Arnaldo Vilela no Órgão e Adão Luís como Viola Solo.



E assim se passavam parte das tardes dos nossos domingos no Recreatório a assistir aos célebres Leilões do Menino Jesus, por vezes com a actuação do conjunto "Os Grutas", para nosso contentamento.

- Bons tempos!

3 Comments:

Blogger Odete said...

Lembro-me bem desse tempo,era tudo muito diferente..........todos nós também estamos diferentes,mas tu continuas igual Guida.Nao posso deixar de dizer isto.......o tempo voa ,todos nós estamos diferentes ,mas ao ver as fotos aqui expostas recordei todo o tempo que percorremos enquanto jovens.Gostei imenso e estas de parabéns por partilhares estas imagens ,que são a nossa juventude.So tu minha querida para publicares isto.Gostei imenso.Tambem tenho uma surpresa para ti.Vais gostar.Beijinho grande

11:42 da tarde  
Blogger Madrecita said...

Pois decerto irei adorar...tu melhor que ninguém poderás entender...viveste comigo aquela época...a par e passo. Beijinhos minha querida...aguargo ansiosa essa surpresa!!!

9:14 da manhã  
Blogger Unknown said...

Boa noite. Alguém aqui conhecia o Arnaldo Vilela e o Joca? Tem mais fotos deles? Sou sobrinha deles. Belo texto para recordar os dois que já não estão entre nós. Obrigada por isto. ☺

1:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home