28 fevereiro 2016

DAZKARIEH



DAZKARIEH


Dazkarieh foi uma banda de música neofolk portuguesa, formada em Lisboa em 1999, e iniciam a sua carreira, partindo da ideia de criar música tendo como inspiração várias culturas do mundo.

Cedo cresceram, tornando-se num dos mais activos e originais projectos da música portuguesa, ao aliarem instrumentos de várias proveniências (Gaita de Foles Galega, Acordeão, Flauta Transversal, Tin Whistles Irlandeses, Percussão Africana, Percussão Árabe, Baixo e Guitarra) e vocalizações numa língua imaginária, criada pelo próprio grupo, com o objectivo de tratarem a voz como um instrumento autónomo e equiparável aos outros.

Com uma grande formação entre os 7 e os 10 elementos trabalharam durante 5 anos, conseguindo um estatuto de banda de culto, esgotando salas e fazendo lançamentos de cd’s em lugares de alguma forma míticos (Convento do Carmo e Mosteiro dos Jerónimos).

A última formação dos Dazkarieh era é constituída pelos músicos:



Joana Negrão - Voz, Gaita-de-Foles, adufe e pandeireta

Rui Rodrigues - Guitarra, percussões e cavaquinho

João Campos - Bateria

Vasco Ribeiro Casais - Gaita-de-Foles, Braguesa, Bouzouki, Nyckelharpa e percussões


Discografia:


2002 - DAZKARIEH I

O primeiro álbum discográfico foi editado pelo próprio grupo e cedo esgotou a edição de 2000 exemplares, mantendo-se esgotada até à reedição em 2007 pela HeptaTrad.

Sucederam-se os concertos um pouco por todo o país e a captação de novos públicos o que lhes permitiu sempre boas referências na comunicação social.



2004 - DAZKARIEH II - Espanta Espíritos

Acrescente-se que neste 2º Álbum, o grupo arrisca pela primeira vez as canções em Português, convidando para isso o escritor Tiago Torres da Silva autor da maioria dos poemas em Português.

2004 marca também o fim da 2ª formação dos Dazkarieh e do seu número alargado de músicos. No ano seguinte o grupo reduz-se a 4 elementos, mais uma vez a busca de outros sons leva a um realinhamento. Agora mais centrado na música europeia e numa tentativa de recriação original de temas tradicionais Portugueses. Assiste-se, com esta formação, a uma experimentação sem limites que acabou por conduzir ao som inconfundível do grupo.


2006  - Incógnita Alquimia

O grupo reduz-se a 4 elementos, mais uma vez a busca de outros sons leva a um realinhamento. Agora mais centrado na música europeia e numa tentativa de recriação original de temas tradicionais Portugueses. Assiste-se, com esta formação, a uma experimentação sem limites que acabou por conduzir ao som inconfundível do grupo.

Quando a vocalista Joana Negrão chegou ao grupo e ainda integravam a banda o excelente percussionista Baltazar Molina e o músico Luís Peixoto. Neste período, gravaram o óptimo CD “Incógnita Alquimia”, repleto de referências celtas, portuguesas e árabes, cortesia, principalmente, do referido percussionista que ilumina o trabalho inteiro. Isso, sem falar nas belas melodias.

Este 3º Álbum de originais é o começo da internacionalização do grupo com concertos em Espanha e Canadá (no Festival de Verão do Québec, um dos maiores da América do Norte).



2009 - Hemisférios

Um disco duplo, quando o grupo passou a caminhar em direcção ao rock, o que tornou a sonoridade do Dazkarieh mais convencional, apesar de ter adquirido maior densidade.



2011 - Ruído do Silêncio

O ruído do silêncio ou como soa o passado no presente. Como se transporta para a modernidade do presente todo um passado tradicional? Os Dazkarieh têm uma ideia e fazem-no com um vigor absolutamente único. E fazem-no dando às tradições portuguesa e do mundo uma sonoridade enérgica, uma intensidade claramente dos nossos tempos. 


2012 - Eterno Retorno

Neste registo, os Dazkarieh são rock alternativo e são folk experimental porque combinam instrumentos mais comuns, instrumentos tradicionais portugueses e instrumentos exclusivos. E porque os electrificam mas também os mostram no seu estado mais puro, fazendo acontecer a sua música original com versões de temas tradicionais portugueses. Quando sobem ao palco provam que tudo isto, o passado e o presente, podem coexistir num mesmo momento.



2014 - Finisterra 
Foi editado em 7 de Novembro, é o último disco da sua carreira. "Finisterra" teve uma edição limitada e numerada de 300 exemplares em que 220 já tinham sido vendidos antes da sua edição e os restantes 80 podiam ser adquiridos nos concertos da banda.




Pena foi que os Dazkarieh tenham acabado, pois a banda produzia uma das músicas mais inventivas de Portugal, misturando elementos de música celta, árabe, erudita e rock, com a música tradicional portuguesa.

Para os recordar, aqui fica "A do mui bom parecer ", onde os instrumentos nos remetem para um imaginário fantástico com a genial voz de Joana Negrão.




- Bom domingo!