14 fevereiro 2016

THE LEGENDARY TIGER MAN



THE LEGENDARY TIGER MAN


The Legendary Tiger Man é um nome artístico de Paulo Furtado, um artista, vocalista e músico blues português,  num estilo de Homem-orquestra (One-man-band). 

Com um estilo singular, Furtado toca guitarra, harmónica e bateria sozinho em palco. Utiliza vários microfones para efeitos, pedais de percussão, instrumentação eletrónica e até Zazoo.



Ele é a alma, o corpo e todo o resto na banda de um homem só chamada Legendary Tiger Man, batendo o pé, marcando o ritmo no chão. 

De 2002 pra cá, The Legendary Tiger Man tem aberto caminho e marcado pistas. Os seus concertos são apenas centrados na música. A imagem também desempenha um papel fundamental uma vez que Furtado faz questão de ilustrar cada tema exibindo vídeos em Super-8 da sua autoria. 

Os The Legendary Tiger Man são imagem, voz, guitarra, uma bateria de prato e bombo e letras que falam de sexo, de crimes e do wild side da vida. 

Discografia:


2002 - Lançou o álbum "Naked Blues", uma ideia para um "one man show" que mergulhava nas águas do Mississipi para submergir com uma mão cheia de blues na velha tradição do Delta, estava longe de imaginar que o projecto The Legendary Tiger Man se tornasse em tão pouco tempo um nome de culto capaz de ultrapassar fronteiras. 

A crítica aplaudiu, a primeira edição do disco esgotou rapidamente, os concertos multiplicaram-se e o mercado internacional abriu as portas com naturalidade. 

O álbum teve edição europeia (incluindo edição em vinil no apetitoso formato 10") e os espectáculos sucederam-se em Espanha, França, Bélgica, Holanda e Japão. A imprensa internacional também não regateou elogios.


2003 - Surge um novo álbum "Fuck Christmas, I Got The Blues". O disco foi gravado no Estúdio Amp de Viana do Castelo por Paulo Miranda (Unplayable Sofa Guitar) que partilhou a produção com Paulo Furtado. Em oito originais de Paulo Furtado e duas covers - "Ramble" de Link Wray e "I Walk The Line" de Johnny Cash -,o "Homem Tigre" voltou a empunhar a guitarra, o kazoo, os pratos de choque e o bombo e a contar-nos histórias sombrias de sexo, crime e perdição, com o suporte das cadências ritmadas, da trepidação dos vários instrumentos e das inflexões vocais.


2004 - In Cold Blood The Legendary Tiger Man, estabeleceu uma relação forte entre música e imagem, não surpreendendo, por isso, que nas próximas semanas vá ser editado um CD-livro do músico, com remisturas do último álbum e fotografias de várias sessões.



2006 - Masquerade é o nome de um álbum do músico português The Legendary Tiger Man. O álbum apresenta ainda como bónus, um DVD com várias curtas-metragens relacionadas com músicas do disco, um documentário sobre o músico e o "making-of" do álbum.


2009 - O álbum Femina aparece com um elenco de cantoras. Femina foi um sucesso que alcançou o Top Five na parada de álbuns Português. Femina gerou os singles "A vida não é suficiente para você", com Asia Argento, "Estas botas são feitas para andar", com Maria de Medeiros, e "Hey, Sister Ray", com Rita Redshoes.



2009 - Tebas é uma adaptação livre da tragédia grega de Sófocles, Rei Édipo cruzada com Jack Kerouac, On the road. 

Tendo como ponto de partida a perda de identidade de uma geração de emigrantes portugueses, Tebas conta a história de um jovem à procura de suas origens. Parte de Paris para Portugal com um camionista beatnik.

Com uma magnífica banda sonora de The Legendary Tiger Man, esta é uma viagem às estranhas profundezas de Portugal num road-movie surrealista.


2011 - DVD The Legendary Tiger Man & Guests Coliseu -

A primeira vez que Paulo Furtado pisou o palco das míticas salas dos Coliseus enquanto Legendary Tigerman, foi em grande: oito mil pessoas reservaram lugar nos dias 21 (Porto) e 22 de Janeiro (Lisboa) de 2011. Aproveitando uma oportunidade que "é um marco para qualquer artista", o músico gravou um DVD, que chamou...The Legendary Tigerman & Guests Coliseu 
 
2013 - Disco gravado ao vivo na Galeria Zé dos Bois, do concerto realizado no dia de Natal de 2011 e distribuído com a revista Blitz (Dezembro 2013). 

Legendary Tiger Man, actuou a solo, sempre acompanhado de instrumentos e canções".


2014 - True - Metropolitana/sony music portugal 
Segundo o músico, este álbum” True” tem a ver com a necessidade de estar no seu universo…sou eu a lembrar-me que tenho algo para dizer … e a tentar descobrir  verdadeiramente o que quero mostrar…  estava à procura de uma sonoridade e, para chegar a ela tive de recorrer a outras coisas…Cria-se um universo que é limitado… O meu desafio é fazer discos que me deixem feliz e orgulhoso…

Vamos ficar com a canção "Hey, Sister Ray", em dueto com Rita Redshoes, numa simbiose perfeita guitarra e piano, voz e alma, de dois seres que se unem num só. 

 







- Bom domingo!