24 fevereiro 2016

1978 - CONCURSO DO VESTIDO DE CHITA



1978 - CONCURSO DO VESTIDO
 DE 



Desta vez no Cine-Teatro S. Martinho em Penafiel, graciosamente cedido pelo Sr. Alberto Pinto, realizou-se na segunda-feira, dia 22 de Maio de 1978, mais um Concurso do Vestido de Chita, organizado pela Associação Artística de Socorros Mútuos Penafidelense.

O número de concorrentes foi de quinze, menos sete que em 1972,tendo os comerciantes contribuído mais uma vez generosamente com algumas lembranças.

Registou-se uma enchente de público que quase encheu por completo o Cine-Teatro S. Martinho, notando-se apenas algumas brechas no balcão.



A apresentação e locução do programa, esteve a cargo de Maria de Fátima locutora da Rádio Televisão Portuguesa que muito gentilmente acedeu ao pedido, na companhia de Hélio Peixoto.


BANDA ECLIPSE

Guitarra Solo - Hernani Manuel Castro Vieira

Vocalista - Nuno Tomás Ferreira

Bateria - António Ferreira Pedroso

Teclas - António Adriano Rocha Ferreira

Viola Baixo - Fernando Américo Rocha "Pina"


O programa iniciou-se com duas composições interpretadas pelo conjunto Eclipse, seguindo-se o Conjunto Típico Tunivoz.

O terceiro número, antes da apresentação do tão esperado primeiro desfile das concorrentes, foi preenchido com dois fados, muito ao gosto popular, interpretados por Fernando Rocha, acompanhado por Jerónimo Azevedo, à guitarra e por José Emílio, à viola.

De seguida o público ia ver pela primeira vez os vestidos confeccionados ao gosto e corte da época. Maria de Fátima, iniciou a apresentação através de uma ordenação saída de um sorteio realizado antes do início do espectáculo e na presença de todas as concorrentes.

As "claques" de apoio fizeram-se sentir ruidosamente, e desfiladas as quinze concorrentes, deu-se o pontapé de saída para a escolha dos melhores.

Essa espinhosa tarefa coube a um júri que gentilmente acedeu deslocar-se a Penafiel propositadamente do Porto. Era constituído por três distintos apreciadores da arte de boa costura, Dona Maria Alexandrina jornalista, escritora entendida em alta costura e correspondente da revista francesa Bailmain, de Paris;Dona Maria da Graça Loubet, secretária e igualmente entendida em alta costura e finalmente o senhor Emílio Loubet, redactor do Jornal de Notícias, que lançou em Portugal este maravilhoso e colorido concurso dos vestidos de Chita.


Conjunto José Alves

Viola - Casimiro Mendes

Órgão - Nani

Baixo - Fernando Vale

Bateria - Nuno Guerra Pinto

Viola - José Emílio


Seguidamente o popular cançonetista penafidelense José João interpretou duas canções do seu reportório, acompanhado pelo conjunto José Alves, que foi o obreiro da música de fundo do desfile.

Depois de um pequeno intervalo, foi a vez de actuar um grupo típico infantil o Minivoz que foi brilhantemente aplaudido pela assistência. Mais dois fados, os últimos da noite novamente interpretados por Fernando Rocha, acompanhado por Jerónimo Azevedo, à guitarra e por José Emílio, à viola.

Conjunto Típico Tunivoz
Em pé: Ildebrando Almeida - Conceição Mendes - Nelo - "Kikas" - Brito - João Costa - José Fernandes  Em baixo - José Manuel Pinto - António Alves e João Campos


Nova actuação do Conjunto Típico Tunivoz, e no final desta, seguiu-se o último desfile das concorrentes.

Terminado o desfile, Maria de Fátima comunicou à assistência a concorrente escolhida pelas participantes a quem se entregaria o Troféu Simpatia.

Essa escolha recaiu na concorrente n.º 4 Maria Augusta Ferreira da Silva.

Foi então anunciada aos microfones a classificação:

1.ª - Adélia Ferreira Barbosa
2.ª - Marisa Correia Cardoso Pinto
3.º - Maria Angelina Pinto
4.ª - Maria de Fátima de Sousa Ferreira
5.ª - Maria da Conceição Moreira Gonçalves
6.ª - Maria José da Silva Pires
7.ª - Maria Augusta Ferreira da Silva.

O Júri resolveu classificar em 8.º lugar ex-eaquo as restantes concorrentes:

Maria do Céu Mendes Fernandes Pinto Ferreira
Ana Paula Sousa Pinto
Maria Manuela Quintas da Silva
Fernanda Maria Ribeiro Soares
Maria Deolinda Freitas de Macedo
Maria Lucinda Sousa Bessa
Maria do Carmo Sousa Bessa
Isabel Maria Barbosa de Moura

 
Cantor José João

Depois José João fechou a festa, já que no final todas as concorrentes em palco, confraternizaram, abraçando-se e dando largas à sua alegria, com o público aplaudindo de pé.