17 janeiro 2016

ORNATOS VIOLETA



ORNATOS VIOLETA



Ornatos Violeta é uma banda originária da cidade do Porto, formada nos finais dos anos 90, constituída por:

Manuel Cruz - Vocalista
Nuno Prata - No Baixo.
Peixe - Na Guitarra.
Kinorm - Na Bateria
Elísio Donas - Nos Teclados

A sua música insere-se num estilo de rock alternativo, com tendências do  jazz e o ska.


Surgiu junto do grande público como vencedores do prémio de originalidade do derradeiro Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous e participantes no Concurso de Música Moderna da Câmara Municipal de Lisboa.


Com apenas dois álbuns publicados, depressa se tornaram uma referência na música portuguesa do final dos anos 90, embora a porção da sua carreira correspondente ao seu maior sucesso tenha durado apenas cerca de três anos, separando-se então os seus membros. 

Deixaram uma legião de fãs e um eterno mito do Quinto Império. 


1997 - Lançam o seu primeiro disco intitulado "Cão!", que inclui o tema "Letra S", em dueto com Manuela Azevedo, vocalista dos Clã. 


1998 - No ano seguinte, no contexto da Expo 98, colaboraram na colectânea "Tejo Beat". 


1999 - Aparece no mercado discográfico o seu derradeiro álbum, "O Monstro Precisa de Amigos".

Produziu os singles, "Ouvi Dizer" - um dueto com Vitor Espadinha - e "Capitão Romance" - com Gordon Gano, vocalista dos Violent Femmes, uma das referências do grupo extra-fronteiras. 

Foi ainda nesse ano que colaboraram no disco "XX Anos XX Bandas", um tributo aos 20 anos dos Xutos e Pontapés, com uma versão do tema "Circo de Feras". 

2002 - Terminam as actividades com um concerto na Queima das Fitas do Porto.

2012 - A 9 de Fevereiro, sensivelmente após uma década de inatividade, a banda anuncia a realização de dois concertos, nos Coliseus de Lisboa e do Porto e também a 7 de Março foi noticiada a sua presença no Festival Paredes de Coura.


Neste ano de 2012, os dois álbuns dos Ornatos Violeta, Cão! e O Monstro Precisa de Amigos, vão ser re-editados.

 A 5 de Dezembro chegam às lojas as re-edições daqueles discos, numa caixa especial com um CD com inéditos e raridades. Deste terceiro disco constarão temas incluídos em compilações e canções nunca editadas.

Para relembrar os Ornatos Violeta, vamos ficar com a canção "Chaga", um dos melhores sons portugueses neste género de musica.





- Bom domingo!