10 janeiro 2016

MIGUEL ÂNGELO



MIGUEL ÂNGELO



Miguel Ângelo da Costa Magalhães, nasceu no dia 3 de Abril de 1966, sendo mais conhecido no meio artístico, apenas como Miguel Ângelo.
 
1984 - Foi fundador e vocalista de uma das bandas mais importantes de Portugal dos anos 90, os Delfins.


1988 - Fez parte do movimento "Tropa Não" contra o serviço militar obrigatório. Terminou o curso de Arquitectura, em Lisboa, em 1989.

1990 - Pede o estatuto de Objector de Consciência. Cumpre Serviço Cívico, na Câmara Municipal de Cascais, como Arquitecto, no Departamento de Projectos Municipais. 

Em 1991 é um dos fundadores dos Resistência. 

Em 1994 participa como actor e intérprete na peça teatral “Breve Sumário da História de Deus”, de Gil Vicente, levada a cena por Carlos Avilez e o Teatro Experimental de Cascais. 



1998 - Lança o seu primeiro disco a solo, "Timidez".
A "Timidez" de Miguel Ângelo, leva-nos ao seu universo muito próprio e original. Com belas melodias..

Em 2010, forma o grupo Movimento, juntamente com outros músicos portugueses.



2012 - Grava novo álbum a solo intitulado "Primeiro".
Em ‘Primeiro’, o carismático vocalista dos Delfins assume as funções de cantor, compositor e produtor.

O trabalho conta com a participação de Rui Fadigas (baixo), Mário Andrade (guitarra elétrica), Rogério Correia (guitarra de 12 cordas) e Samuel Palitos (bateria).

O disco tem também a colaboração especial da violinista Dalila Marques.

Depois do fim dos Delfins, em 2009 (com os quais esteve 25 anos), do projeto Resistência e da participação, em 2010, no Movimento, Miguel Ângelo volta agora aos palcos numa função mais abrangente, onde procura apresentar-se de uma forma multifacetada.

‘Precioso’ é o título do primeiro single extraído de ‘Primeiro’, que já anda a rodar nas rádios nacionais. O disco integra ainda temas como ‘Boa Onda’, ‘Gás Raro’, ‘Os Meus Pés a Andar’, ‘À Espera’, ‘Um Dia Perfeito’ e ‘É Comigo’. 


2015 -   Este  novo álbum a solo de Miguel Ângelo, de título SEGUNDO, é editado no mercado digital no dia do seu aniversário, 3 de Abril, pela NMusic e apresentado ao vivo e lançado exclusivamente no formato vinil a 18 de Abril pela Rastilho Records, na FNAC Chiado em Lisboa, na comemoração do Record Store Day.

A versão de O VENTO MUDOU, em dueto com o seu intérprete original na versão de 1967, Eduardo Nascimento, abre o disco que encerra com um outro dueto no inédito A ÚLTIMA CANÇÃO, desta vez com a cantora, pianista e compositora luso alemã, Nicole Eitner. O álbum inclui também os singles já publicados anteriormente, MUSA e ANDA LÁ.

Miguel Angelo regrava SÓ EU TE POSSO AJUDAR, da banda sonora do filme Zona J, numa versão intimista com guitarra e voz que surgiu durante a tour de PRIMEIRO, aclamada pelo público.

Produzido por Miguel Ângelo e gravado por Eduardo Vinhas, nos Golden Pony studios, Lisboa, SEGUNDO foi masterizado por Alex Wharton nos Abbey Road Studios, Londres e Rui Fadigas no Romanzeira home studio, Cascais.

A capa de “SEGUNDO”, com fotografia de Edgar Keats e design de Minnemann, que mostra Miguel Ângelo em pose na sala onde cresceu, junto de sua mãe, Elisa Magalhães, é inspirada numa reportagem que a revista Life fez em 1971, que retratava muitas das estrelas musicais da altura junto dos seus pais, nos apartamentos onde cresceram. 

Vamos ficar com uma versão da canção "O Vento Mudou", cantada em dueto com Eduardo Nascimento e Miguel Ângelo.





- Bom domingo!