06 janeiro 2016

GRANDIOSA PEREGRINAÇÃO



GRANDIOSA PEREGRINAÇÃO AO
SANTUÁRIO DA NOSSA SENHORA DA PIEDADE
PRESIDIDA POR
D. ANTÓNIO FERREIRA GOMES


D. António Ferreira Gomes, nasceu a 10 de Maio de 1906, na freguesia de Milhundos (hoje integrada na freguesia de Penafiel).



A 13 de Julho de 1952 é nomeado bispo do Porto. Toma posse por procuração a 14 de Setembro e entra solenemente no dia 12 de Outubro, uma vez que continuou como Administrador Apostólico de Portalegre até à tomada de posse do sucessor, D. Agostinho Lopes de Moura, a 2 de Maio de 1953.

No dia 9 de Novembro de 1952, preside à grande peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, em Penafiel, cujo programa é o seguinte:



Tarde amena e linda, cheia de um sol formoso que em catadupas de oiro fundido a iluminar as nossas ruas, as nossas casas e as nossas almas.
Trazendo um cortejo majestoso de muitas dezenas de carros o nosso novo e venerando Bispo apeia-se ali junto à Igreja do Calvário entre uma multidão compacta e vibrante de entusiasmo que o saúda, ovaciona, cativa, prende e comove.
Dali até à nossa velha e solarenga casa da Câmara, com as ruas asseadas a primor e com as varandas das casas decoradas com colchas, a passagem é triunfal.
No Salão Nobre da Câmara de Penafiel
E' um cortejo grandioso e empolgante, pois, a gente sente que a alma generosa e boa do Venerando Prelado se emociona.
Na Câmara o seu digno Presidente dá as boas vindas, saudando em termos altos e dum fino recorte literário o nosso Bispo em nome da cidade e do concelho.
Sua Ex.ª Reverendíssima agradece vivamente sensibilizado.
 
Passagem da peregrinação pelo Largo da Ajuda
Inicia-se a grandiosa peregrinação que tem um remate colossal no templo majestoso de N. S. da Piedade, em que tudo foi maravilhoso. O concurso extraordinário de povo das 37 freguesias, acrescido com centenas de pessoas de Lousada e Paredes, Amarante, Marco, etc.
O Te-Deum e a benção  que foi soleníssimo e o pregador o rev. Padre Marcelino da Conceição, que falou com alma e com eloquência, sendo grande como filho bem querido desta nossa terra.
O Sr. Bispo falou com a sua alma impressionada, e aqui fazemos votos para que o pedido feito pelo pregador acerca duma peregrinação anual a este Santuário não seja esquecido por sua Ex.ª Rev.ma.
 
Na Biblioteca com Abílio Miranda
Na Biblioteca Municipal fica o retrato do Sr. Bispo, como lembrança da sua visita à terra do seu nascimento.

 Aproxima-se o fecho grandioso desta jornada apoteótica.


O lindo saldo do nosso Cinema, cheio de luz e de uma multidão de pessoas de todas as categorias sociais é agora, à noitinha, o palco grandioso da magnífica sessão solene.



Falam os professores do primeiro ensino, falam as crianças tão formosamente e tão cheias de meiguice .e de ternura que parecem anjos vindos do céu; falam os médicos e os advogados, falam os poetas, as casas dos gaiatos do P.e Américo, as senhoras e os sacerdotes em modalidades, e em termos da palpitante actualidade, não esquecendo um quinteto de mestres de entremear com trechos de boa e inspirada música esta sessão soleníssima que vai ficar lembrada por memorável.

Sua .Ex.ª o Senhor Bispo D. António Ferreira Gomes, abre no fim todos os quilates da sua alma de sacerdote e de apóstolo que vem dar rumo e vida à sua querida diocese onde ele foi grande, para no futuro ser maior ainda.
Sua Ex,ª Rev.ma beijou as crianças, recebeu as flores, abraçou a sua veneranda Mãe e foi em boa hora, tendo vindo à sua e nossa terra em triunfo e em glória.
No dia 28 de Novembro de 1952, o Presidente da Câmara de Penafiel, recebe do Bispo do Porto o seguinte ofício:

Porto, 28 de Novembro de 1952
Ex.mo Senhor Afonso Henrique de Sobral Mendes, muito digno Presidente da Câmara de
                                                              Penafiel

Ainda com a viva Recordação e sob a inolvidável impressão da forma tão fidalga e brilhante como a Ex-ma Câmara da mui digna presidência de V.ª Ex.ª, e todos os munícipes me quizeram receber nessa cidade, venho, na pessoa de V.ª Ex.ª manifestar a todos  o meu  mais sincero e profundo reconhecimento pela forma tão generosa e gentil como promoveram, trabalharam ou se associaram a essas manifestações.
A V.ª Ex.ª pessoalmente desejo ainda agradecer muito íntima e especialmente, a participação que, para além das funções que dignamente exerce, quis ter nessas homenagens.
Profundamente grato, formulo os mais sinceros votos de que

Deus guarde a V.  Ex.ª
A bem da Nação
António, Bispo do Porto



Para terminar, e como curiosidade, não podia deixar de registar que depois do Porto, foi Penafiel a primeira terra da Diocese a receber solenemente D. António Ferreira Gomes, o Bispo do Porto.