30 dezembro 2015

ALMOÇO DE HOMENAGEM



ALMOÇO DE HOMENAGEM
AO CORONEL
CIPRIANO ALFREDO FONTES


O barracão que existia na antiga Praça do Mercado em Penafiel, não só servia para venda de produtos agrícolas nos dias de feira mensal (10 e 20 de cada mês), como tinha múltiplas utilizações das mais variadas modalidades.

Desde torneios de futebol de salão, a bailes, a circo, a festivais folclóricos e até grandes almoços.

Como estamos em época de Boas-Festas e os comes e bebes aparecem com mais abundância sobre as nossas mesas, lembrei-me de trazer a estas páginas do blogue Penafiel Terra Nossa, uma almoçarada que se realizou debaixo deste barracão no dia 7 de Junho de 1970, em Homenagem ao antigo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Sr. Coronel Cipriano Alfredo Fontes, que durante oito anos (14- 3- 1962 a 14 - 3 -1970) serviu Penafiel.

Coronel Cipriano Alfredo Fontes

Este almoço foi servido pelo Restaurante Caravana (hoje desaparecido) desta cidade, e a ele compareceram cerca de trezentas pessoas, irmanadas no mesmo sentimento de gratidão e reconhecimento do seu trabalho.

Habitantes de todas as freguesias do Concelho de Penafiel marcaram presença, como as forças vivas da cidade e representantes das suas actividades principais como:

Presidente da Câmara - Dr. Manuel Alves Moreira.
Comandante do RAL 5 - Coronel Santiago Santiago Cardoso
Juiz de Direito - Dr. José Ramos dos Santos
Pároco da Freguesia de Penafiel - Reverendo Albano Ferreira de Almeida
Vice-Reitor do Liceu - Dr. João Delfim Tomé.
Provedor da Santa Casa da Misericórdia - Representado  pelo Dr. António Barbosa da Silva Carvalho, da Assembleia Geral da mesma instituição.
Componentes da Comissão de Honra da Homenagem.

Nesta tarde de 7 de Junho de 1970, por virtude da compreensão destas três centenas de pessoas que voluntariamente se inscreveram na Homenagem de agradecimento  ao Sr. Coronel Fontes, e que afinal também serviu de manifestação de simpatia ao novo Presidente da Câmara Dr. Manuel Alves Moreira, que igualmente foi cumprimentado no final pelas palavras que pronunciou acerca da obra do homenageado e que terminaram com o pedido que fez no sentido do Sr. Coronel Fontes o inscrever na lista dos seus amigos.

Os presentes de pé aplaudiram com entusiasmo esta afirmação.

Mesas postas para o almoço de homenagem

Fez ainda uso da palavra o Sr. Dr. Luiz Nogueira Guedes, advogado da comarca, que em nome da comissão promotora da homenagem tornou público o agradecimento dos penafidelense ao Sr. Coronel Fontes, pela obra  que realizou e foi por ele explicada e comentada, e que no final do seu brilhante discurso fez entrega ao homenageado de uma mensagem em pergaminho assinada por todos os presentes, e de um cheque na importância de 27.200$00 destinada à construção de uma casa para pobres no terreno que lhe foi oferecido pela ilustre família da Casa da Aveleda.

O Sr. Dr. Francisco Brandão da comissão promotora, leu telegramas e cartas a propósito da homenagem, e finalmente o Sr. Coronel Cipriano Alfredo Fontes, muito comovido,  agradeceu a homenagem de que foi alvo e fez o historial da obra que levou a efeito durante os oito anos de Presidência da Câmara de Penafiel, sendo escutado com a maior atenção e várias vezes aclamado por todos os presentes.

E assim terminou esta justa homenagem a um homem, que tanto fez pela nossa terra, tendo os penafidelenses mostrando desta forma a sua gratidão e estima pelo Coronel Cipriano Alfredo Fontes. 

Desejo a todos que por aqui passam um Bom-Ano 2016