13 janeiro 2016

OS AFTAS



OS AFTAS

Foto cedida por Fernando Vale

Os Aftas foi um conjunto musical penafidelense, que animaram muitos bailes por esse Portugal e vários espectáculos no Cine Teatro S. Martinho nos anos 60.

Estou-me a lembrar da consagração afectiva e efectiva de Emílio dos Santos (o Fozcôa), como cantor profissional, no dia 23 de Dezembro de 1967, no Cine Teatro S. Martinho, acompanhado pelos Aftas.

A foto é de pequenas dimensões de nitidez  fraca e foi tirada numa das praias da Nazaré, na altura em que "Os Aftas" foram actuar a esta localidade, mas é o melhor que se pôde arranjar até agora.

Assim vemos na mesma:

Bateria - José Manuel Peixoto

Viola Solo - José Alberto Guerra Pinto

Viola Ritmo - Alberto Couto

Viola Baixo - António Freire

Órgão - Miguel Graça Moura

Mais tarde, Miguel Graça Moura irá tomar parte de grupos como os Pop Five Music Incorporated e Smoog. 

Também conheci mais dois elementos que fizeram parte desta formação que pelos vistos já não integravam nesta altura "Os Aftas", como sejam: O Vasco e o Pescaria.

Nestes tempos do Yé Yé, enquanto os Beatles marcavam o ritmo a nível mundial e para consumo interno tínhamos Os Sheiks, Os Ecos, o Quinteto Académico +2, o Conjunto Académico João Paulo e o Quarteto 1111 entre outros, a nível caseiros brilhavam "Os Aftas".

3 Comments:

Blogger José Alberto Guerra Pinto said...

De facto a fotografia que envia foi tirada na Nazaré no carnaval de 1968, última vez que o grupo atuou. Desde Setembro de 1967 com a atuação na Festa do Lago com o Quinteto Académico +2, estreia do Miguel Graça Moura com os ex. "Aftas", a partir daí "Pop Sound", nome que se manteve até ao fim do grupo no ano seguinte.
O Vasco e o Pescaria faziam parte dos "Aftas" desde as suas primeiras atuações, no entanto o Vasco saiu do grupo em 1966 e o Pescaria permaneceu quase até ao seu fim.

José Alberto Guerra Pinto

7:14 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Fiquei contente por vir ao meu blogue esclarecer algo sobre Os Aftas. Que eu saiba não há nenhum disco gravado mas há um músico do Porto que anda atrás de uma foto dos Aftas para memória fotográfica, talvez o conheça.

Blogger alberto jorge said...

O Miguel Graça Moura, com quem toquei há uns anos, disse-me que tinha tocado num grupo aí de Penafiel. Estive com esse conjunto num baile dos Bombeiros de Paço de Sousa, há pelo menos 50 anos hehehehehehe
10:44 da tarde
Blogger alberto jorge said...

Administro a MEMÓRIA FOTOGRÁFICA, uma página de fotografias de músicos e orquestras portuguesas até 1990. Se aparecer essa fotografia eu adorava ter acesso a ela.
Alberto Jorge Piedade

9:58 da tarde  
Blogger fernando sousa said...

Boa tarde
A festa do Lago que o José Alberto Guerra Pinto refere penso ter sido na Assembleia Penafidelense pois naquele sábado chovia torrencialmente e o lago podia meter água.... E já agora quem fazia parte do "Pop Sound"?

Cumprimentos

4:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home