03 novembro 2015

A SEGURADORA IMPÉRIO EM PENAFIEL



A SEGURADORA IMPÉRIO
EM PENAFIEL



A Companhia de Seguros Império foi fundada a 1 de Julho de 1942 sendo o último grande projecto de Alfredo da Silva que viria a falecer a 22 de Agosto desse mesmo ano. 

Para o Grupo CUF, era inevitável lançar-se no ramo dos Seguros, possuindo um enorme numero de imóveis e instalações fabris, juntamente com a sua frota privativa de navios assente na Sociedade Geral, o pagamento de elevados seguros que cobrissem os riscos a que estas actividades estavam sujeitas, foi certamente um dos principais motivos para a fundação da Companhia de Seguros Império.

Devido ao seu dinamismo a seguradora Império, cria uma verdadeira teia de agentes que começa a crescer por todo o país. 

O representante desta companhia de seguros em Penafiel, era o Sr. Joaquim Ribeiro. 

Estabelecimento do Sr. Joaquim Ribeiro

Joaquim Ribeiro, mais conhecido pelos penafidelenses pelo Ribeiro dos tabacos, situado na Avenida Sacadura Cabral n.º 85 - 89, onde hoje se encontra a casa Xogum.

Esta casa, não só era forte em tabacos (depósito de várias marcas), como de artigos para a caça, panelas de alumínio e ferro, e outros artigos.


Na varanda do primeiro andar, ou seja por cima do estabelecimento do Sr. Joaquim Ribeiro (do lado direito da foto, com o toldo ás riscas e carrinha à porta), foi afixada uma placa da Império, para mais fácil ser localizado o seu agente em Penafiel.

Na imprensa local, melhor dizendo no jornal "O Tempo", começam a aparecer uma série de postais em forma de desenho a publicitar os vários tipos de seguros. 

Assim temos entre as modalidades a dedicada aos devotos de Santo Huberto, os caçadores.

 

 

Outros dedicados ao ramo seguro automóvel



 Seguro de sementeiras

Acidentes de trabalho


Seguros de vida
 

 Aos desportistas

Acidentes pessoais



Seguro popular de vida


 



Nos finais dos anos da década de 40, a fotografia ainda não estava tão vulgarizada como nos dias de hoje, e por isso, a Império cria uma série de desenhos a chamar a atenção das suas modalidades de seguros, que vão servir de publicidade nos jornais com dimensão nacional, regional e local, fazendo nestes últimos referência aos seus agentes de seguros.

Achei tão interessante estes desenhos, que resolvi trazer ao blogue este modo publicitário, que retrata um tempo passado, totalmente ultrapassado nos dias que correm.

1 Comments:

Blogger Maria Lima said...

A carrinha que se encontra à porta tinha a matrícula IB-23:41. Era da marca thimes (?), mista, de cor laranja e cinzenta escura

11:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home