23 junho 2015

ESCOLA ZEFERINO DE OLIVEIRA EM CROCA



ESCOLA ZEFERINO DE OLIVEIRA
EM CROCA


Zeferino de Oliveira, nasceu na Casa da Lapa, da freguesia de Croca, a 4 de Fevereiro de 1870, e rumou ainda novo para terras de Santa Cruz, mas mesmo a viver do outro lado do Atlântico, nunca se esqueceu da terra que o viu nascer.

Este ilustre penafidelense, faleceu no Brasil, em Junho de 1929.

Mário de Oliveira

Seu filho Mário de Oliveira, nascido no Brasil, cumpriu escrupulosamente os desejos deixados pelo seu pai em testamento, no que respeita à criação de algumas obras e ao término de outras, prestando assim a sua homenagem ao seu pai.

 Mário de Oliveira, sem alarde dando curso aos seus sentimentos de humanidade e rendendo culto por tão elevadíssima forma á memória do pai manteve todos os donativos e subvenções instituídos por Zeferino de Oliveira.


Assim foi construída a Escola Primária de Croca a expensas do grande benemérito Mário de Oliveira, que em memoria de seu pai. não quis que a instrução naquela terra natal de seu pai, continuasse a ser ministrada às crianças numa escola sem requisitos de higiene e sem espaço para comportar os quarenta alunos que a frequentavam.

Pois a freguesia de Croca não tinha um edifício escolar em condições de ser considerado como tal.

A planta da mesma, deve-se ao ilustre engenheiro tenente-coronel Pedro Pezerat, que com a elegância e o fino gosto que soube dar a esta obra, assim como o fino cuidado com que inspeccionou a sua construção.

Foto de Sérgio Dias

Na escola de Croca, que tem o nome de Zeferino de Oliveira, foram gastos cento e dez contos (550 €), conforme consta nas escrituras de entrega ao Estado, efectuadas em Junho de 1939, na Secretaria Notarial desta cidade de Penafiel, a que assistiram o representante de Mário de Oliveira e o director Escolar do Distrito do Porto, que representava o Governo. 

Mário de Oliveira faz parte da toponímia de Penafiel, tendo o seu nome na rua que vai da Rua do Carmo ao Largo dos Capuchos.